0
respostas

[Projeto] Desafio: crie um prompt com a técnica de conclusão

Ser programador é bom, né?

Sim, pode ser muito bom.

Tem lado bom de verdade:
você consegue criar coisas do zero, resolver problemas, ganhar dinheiro com serviço ou produto próprio, trabalhar em empresa ou por conta, e ainda pode crescer para áreas como automação, sites, SaaS e IA.

Mas não é “bom” o tempo todo.
Também tem:
estudo constante, erro todo dia, frustração, coisa que não funciona, cliente mudando ideia e tecnologia mudando rápido.

O que faz valer a pena é isso: quanto mais você aprende, mais liberdade você ganha.

Pelo que você costuma falar, programação pode combinar com você justamente porque dá chance de:
criar seus próprios sistemas,
fazer automações,
vender assinatura,
e não depender só de trabalho operacional.

Então eu diria assim:
ser programador é bom para quem gosta de aprender, construir e ter visão de longo prazo.

No começo é difícil.
Depois começa a ficar interessante.
E quando você vê algo seu funcionando, dá uma sensação muito boa.

Se quiser, eu posso te falar também como é a rotina real de um programador iniciante, sem romantizar.

Quais os princípios para ser bom?

Os princípios para ser bom programador não começam no código. Começam na forma de pensar.

O primeiro é ter constância. Melhor estudar e praticar um pouco todo dia do que tentar aprender tudo de uma vez e parar depois.

O segundo é aprender fazendo. Quem só assiste aula entende menos do que quem cria projeto, erra, trava e conserta.

O terceiro é saber pesquisar. Programador bom não é o que decora tudo. É o que sabe encontrar a resposta certa, testar e entender o motivo.

O quarto é ter paciência com erro. Bug não significa que você é ruim. Bug faz parte do processo. Muitas vezes você aprende mais corrigindo erro do que quando tudo dá certo.

O quinto é entender a lógica antes da ferramenta. Linguagem muda, tecnologia muda, mas lógica, estrutura, condição, repetição, função e organização continuam.

O sexto é escrever código claro. Não adianta fazer algo funcionar de um jeito bagunçado. Código bom é o que você entende depois e outra pessoa também consegue ler.

O sétimo é quebrar problemas grandes em partes pequenas. Esse é um dos maiores segredos. Em vez de pensar “vou criar um sistema inteiro”, pense “primeiro vou fazer cadastro, depois listagem, depois edição”.

O oitavo é aceitar que você nunca vai saber tudo. Até programador experiente consulta documentação, pesquisa erro e aprende coisa nova toda hora.

E o nono, que pra mim é um dos mais fortes, é ter visão de produto e não só de código. Quem fica muito valioso no mercado normalmente não é só quem programa, mas quem entende para que aquilo serve e como aquilo gera resultado.

Se eu resumisse em uma frase, seria assim:

para ser bom programador, você precisa de lógica, prática, paciência e consistência.

No seu caso, como você quer criar sistemas, automações e talvez SaaS, o melhor caminho é:
aprender lógica bem,
praticar Python,
fazer projetos reais,
e sair do modo “só estudar” para o modo “construir”.

Posso te passar também os 7 hábitos práticos de quem evolui rápido em programação.