2
respostas

Projeto de Banco de Dados de uma Barbearia

Criei um exemplo diferente para praticar.

É um banco de dados de uma Barbearia.

Considerei "Cliente" e "Funcionario" como entidades fortes.

"Solicitacao" e "Servicos" como entidades fracas. tambem pensei na possibilidade de existir um funcionário e não existir um serviço pra ele no momento por isso a cardinalidade minima foi de 0(não sei se está correto esse pensamento).

Fico aberto a sugestões ou correções que possam ser feitas para o exemplo ficar ainda melhor.

Obrigado!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Oii, João, tudo certo por aí?

Seu diagrama está muito bom! Sobre a questão do funcionário ter a cardinalidade mínima 0, isso varia de acordo com a regra de negócio, portanto, ao fazer a entrevista com o cliente é quando iremos definir as regras. Então, seria mais subjetivo, ok? :D

Contudo, há uma pequena parte passível de alteração: a chave estrangeira de funcionário é estado_civil, mas, ela não está sendo chave primária da outra entidade em que há uma ligação. Além disso, ela não é usada para definir a singularidade do funcionário (pois os tipos de estados civis podem se repetir e não serão únicos para cada funcionário). Portanto, o ideal seria alterar a chave estrangeira para outra, pois ela precisa ser uma chave de identificação de uma entidade forte para a nossa entidade fraca (que é a Funcionários).

Se alguma dúvida surgir, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Tudo certo sim Maria e você ?

Primeiramente obrigado pelo retorno!

Então sobre a chave estrangeira ser o Estado_civil isso foi um erro mesmo kkkk, acabei me distraindo quanto a isso pois como a entidade forte é "Funcionario" não precisa de chave estrangeira era pra ser um atributo simples então obrigado pelo feedback irei corrigir esse erro.

Ah e quanto a cardinalidade de funcionário em relacao a servico deixarei dessa forma mesmo.

Obrigado!