Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Criando o meu roteiro

Acredito que sempre vale a pena abrir espaço para que a pessoa usuária traga sugestões espontâneas. Por isso, além das perguntas principais do roteiro, eu adicionaria algumas que ajudam a entender como ela percebe a plataforma hoje e o que enxerga como oportunidade de melhoria. Por exemplo, eu perguntaria se existe alguma funcionalidade que ela acredita que poderia ser aperfeiçoada e se já imaginou alguma forma de como isso poderia acontecer. Às vezes, uma sugestão simples abre espaço para insights enormes.

Também gosto muito de fazer perguntas que incentivam a pessoa a contar uma história, porque é nas histórias que aparecem os detalhes. Poderíamos trazer uma pergunta mais aspiracional, que abre espaço para imaginar o ideal: “Se o AluraMed pudesse fazer uma coisa por você que hoje você resolve manualmente, o que seria?” Essa pergunta geralmente revela desejos que podem guiar tanto soluções imediatas quanto ideias futuras.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Olá, estudante, como vai?

Seu raciocínio demonstra cuidado em ampliar a profundidade do roteiro e em criar espaço para que a pessoa usuária explore percepções mais livres sobre a plataforma. Esse tipo de abertura tende a enriquecer bastante a entrevista, pois amplia o campo de observação para além das perguntas estruturadas.

Ao estimular histórias e reflexões mais aspiracionais, você cria situações em que o contexto, as motivações e até pequenas frustrações aparecem de forma natural. Perguntas como sobre funcionalidades que poderiam ser aperfeiçoadas ou sobre algo que a pessoa usuária gostaria que a plataforma resolvesse automaticamente ajudam a revelar comportamentos e expectativas reais.

Parabéns pela construção do exercício e obrigado por compartilhar sua visão. O fórum segue à disposição para continuar essa troca.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!