4
respostas

[Projeto] Como estruturar uma fase de pós-implantação focada em qualidade?

Oi, pessoal! Tudo bem?

Estou estruturando uma área nova na empresa onde trabalho (segmento de produtos digitais) focada em pós-implantação de projetos. A ideia é garantir, por um período de 90 dias após a entrega, que o produto continue sendo monitorado, validado e ajustado — principalmente porque é comum surgirem falhas ou desvios do escopo mesmo após muitos testes em ambiente de homologação.

Já percebi que esse tipo de atuação está ligado à área de Controle da Qualidade, como vimos nos cursos da Alura. Durante o projeto, temos validações em ambiente de teste, mas quando o sistema entra em produção, os problemas aparecem com mais clareza e urgência. Por isso, estou montando uma estrutura que envolva:

• Validações de cenários reais
  • Identificação e correção rápida de incidentes
  • Registro dos problemas e das ações corretivas
  • Criação de indicadores de qualidade do projeto

Queria saber se alguém aqui já participou de algo semelhante ou tem sugestões de boas práticas, ferramentas, modelos de governança ou KPIs úteis para essa fase pós-go-live.

Toda contribuição será muito bem-vinda! Obrigado!

4 respostas

Oi, Vinicius! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Achei muito interessante o seu olhar estratégico sobre a fase pós-implantação, conectando com os conteúdos de qualidade vistos no curso. Incluir monitoramento contínuo e indicadores pode fortalecer a confiabilidade do produto e a confiança dos stakeholders.

Sua iniciativa já está bem estruturada. Uma dica é incluir um check-in semanal com áreas impactadas e usar ferramentas como Jira ou Trello para registrar os incidentes com clareza, associando cada item a um KPI de impacto (tempo médio de resolução, reincidência por módulo etc.).

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Rafa!

Atualmente estou fazendo isso, no primeiro mes é implantado um chacklist com diversos cenarios para ser monitorados e validados, onde crio um acompanhamento básico de % concluida e coisas do tipo. Quando surge um incidente, ele é avaliado por diversos impactos e classificado por uma matriz de riscos, mas acredito que isso não seja sulficiente.

Oi Vinicius.

Esta área é bastante importante para o sucesso do projeto.

Durante projetos nos quais participei eu selecionei usuários chave "key users" que já haviam participado anteriormente na etapa de testes da solução. Estes usuários possuíam acesso direto a mim com respostas bastante rápidas para os erros apontados e também para comentários sobre a utilização que não estavam funcionando bem no dia a dia.

Normalmente as áreas de TI ficam um pouco distantes dos usuários de modo a manter a produtividade. Ao gerar esse acesso bastante ágil a um grupo que poderia representar os demais foi bastante proveitoso. Recebia algumas demandas porém através destes "key users", tornando a solução mais rápida.

Também é importante a comunicação geral com frequência para os usuários da ferramenta para que eles percebam que sua equipe está pronta para ajudar e dar voz para as demandas deles.

Ao longo dos projetos percebi que a baixa adesão é um dos fatores que mais impacta projetos digitais.

Boa noite Fernanda!

Estou fazendo isso que você me recomendou também, essas pessoas são que validam os testes quando o produto ainda está em ambiente de homologação, mas é comum surgir problemas depois de implantado. Está seria uma área nova, onde tenho que vender para a compania e os diretores que isso é bom e vai reduzir os impactos nos clientes. Estou aqui pensando uma forma de mostrar esse trabalho.