0
respostas

[Projeto] Blog para leitores -

Objetivo: Influenciar a leitura e criar um espaço para que outros leitores compartilhem suas ideias e opiniões.

Blogpost:

Olá, queridos leitores! Seguindo a nossa programação do clube do livro. Hoje vamos discutir um pouco sobre o livro "Água viva" de Clarice Lispector. Sendo assim, vou começar com a minhas sensações e opiniões sobre essa leitura e, claro, convido vocês a compartilharem o que acharam e se gostariam que essa fosse uma de suas leitura de 2026!

Metáfora: A "água-viva" representa o sentimento que escapa das mãos, algo muito vivo para ser aprisionado, refletindo a incontrolabilidade de certas emoções.

- retirado do Google (2026) 

Clarice escolhe como personagem e voz narradora uma pintora, que pelo o que sabemos e que dá a entender, escreve uma carta (ou um desabafo) para alguém, imagino que para alguém que ama. Logo no início vemos uma característica muito marcante de Clarice colocada no texto: a tentativa de capturar os instantes, no momento em que a narradora diz: “Quero possuir os átomos do tempo. E quero capturar o presente que pela sua própria natureza me é interdito…” De certa forma entendo isso como um desejo de parar o tempo tempo para vivê-lo em sua plenitude e me fez refletir como tudo passa com rapidez e quase imperceptível.

Além disso, também não podemos deixar de notar a sensação que a narrativa causa de delírio e divagação, característica também muito presente em outras obras da autora. Clarice é muito conhecida pelo uso de fluxo de consciência em seus textos, abandonando todos os enquadramentos tradicionais para a escrita e trazendo epifanias existenciais em algum ponto de seus textos, e é isso que vemos em Água viva, uma epifania.

Essa pintora que busca nas palavras uma forma de entender o sentido da vida e do tempo que vai passando ao seu redor, mostra que apesar de usar as suas pinturas como objeto para se expressar, já não consegue fazer isso, pois algumas coisas só podem ser entendidas quando escritas, ou faladas. Ela vê o tempo passar, os instantes voarem em sua volta enquanto está sentada em um quarto escrevendo para esse alguém.

É inegável a beleza do texto de Clarice e como ela consegue transformar o cotidiano em algo inovador e nunca visto, com diversas nuances. Mas também é inegável que grande parte dessa leitura só se faz presente, só é sentida…Sendo assim, muitas vezes não chegando a um nível de compreensão claro sobre o que de fato essa mulher está divagando. Ao meu ver, ela pinta um retrato com suas palavras e tenta expressar o desconforto e a maravilha que é viver, tudo isso como uma sensibilidade impactante.

De fato, essa obra, assim como muitas da Clarice, não são rápidas e mastigáveis com facilidade, então acredito que essa é uma leitura que precisa ser vivenciada ao decorrer de um longo tempo e mesmo assim revisitada, pois como visto na obra…os instantes passam ligeiros, e algumas coisas são perdidas.

Por isso, agora acredito que a metáfora que usei para Água-viva se encaixe perfeitamente no conceito dessa obra.

Não posso deixar de dizer que apesar de tentar, acredito que não tenha feito jus a obra nesse breve resumo ou comentário sobre, então LEIAM.

Agora é a sua vez de compartilhar sua percepção sobre a leitura!!