Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Projeto] Atividade Hospital - Orquestrando Agentes

Se você fosse implementar um agente reativo, como ele lidaria com o problema de alocação de recursos no hospital? Quais seriam as vantagens e limitações dessa abordagem?
R = Na minha visão o agente reativo poderia atuar com regras pré definidas como o número de profissionais atualmente trabalhando no hospital, os horários e datas disponíveis para consultas e cirurgias. As limitações poderia ser o fato de não sabermos o fluxo exato das demandas nem as condições dos pacientes. Hospitais são ambientes bem dinâmicos e o fluxo pode variar.
Uma outra limitação poderia ser o fato de ter um histórico salvo. Agentes reativos só respondem ao que acontece no momento.

Se você fosse usar um agente baseado em objetivos, como ele planejaria a alocação de recursos de forma mais eficiente? Quais seriam os possíveis obstáculos dessa abordagem?

R= Sabemos que o agente baseado em objetivos trabalha com uma meta a ser atingida. Ele poderia agir reduzindo o tempo de espera dos pacientes de acordo com a gravidade (reorganizando fila automaticamente como no caso de triagens) "reduzir tempo médio de espera em 10%"

supervisionar o número de leitos disponíveis e fazer a distribuição dos pacientes de forma precisa. "manter a taxa de ocupação de leitos abaixo de 90%" dessa maneira evita que tenha super lotação em um horário e falta de leito para pacientes.

Possíveis obstáculos: Apesar de ser excelente em cumprir metas, o agente baseado em objetivos nem sempre pode cumprir essas metas da melhor maneira. Um exemplo com a resposta acima, usando o objetivo "manter a taxa de ocupação de leitos de 90%", será que apesar de manter essa taxa, todos os pacientes estariam recebendo o melhor atendimento mesmo com suas situações sendo diferentes?

" reduzir o tempo médio de espera em 10%" - O paciente seria atendido com mais rapidez, porém seria por um médico especializado no que ele precisa? O médico especialista estaria no hospital naquele momento?

Considerando um agente baseado em utilidade, como ele avaliaria as diferentes alternativas de alocação de recursos? O que poderia ser um critério de utilidade eficaz nesse contexto?

R = Na minha visão o agente baseado em Utilidade seria o mais eficaz. Pois apesar de conseguir atender a demanda de distribuir recursos, ele faria isso da maneira mais eficaz, como por exemplo: Pacientes com dor leve poderia aguardar um pouco mais, leitos de UTI para pacientes com casos mais graves, recalcula a prioridade caso um paciente com dor leve piore. Então além de atender a demanda do hospital de maneira específica e organizada, ele pode recalcular e organizar os quadros de acordo com a necessidade.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Bryan! Como vai?

Achei muito interessante a forma como os três tipos de agentes foram aplicados ao contexto hospitalar!

Sua resposta mostra uma compreensão clara das características de cada abordagem, com exemplos práticos que facilitam a visualização do funcionamento dos agentes. A análise dos obstáculos foi bem construída, destacando nuances importantes como a especialização médica e a dinâmica dos atendimentos. Além disso, a escolha do agente baseado em utilidade como o mais eficaz foi bem justificada com critérios relevantes.

Uma sugestão para o futuro seria aprofundar o uso de métricas quantitativas para reforçar a avaliação de desempenho dos agentes.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!