Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Atividade Etapa de Imersão

Acredito que tomaria as mesmas escolhas que a Laura.

Com certeza eu focaria bastante na observação, através do foco intencional é possivel observar coisas que passam despercebidas no dia-a-dia. Aí também entra a etapa da empatia, pois através da vivência pode-se experienciar uma outra perspectiva do seu problema. Por isso acredito que a Laura fez bem na sua imersão na Gatito.

A etapa de pesquisa eu deixaria mais em aberto, talvez criando uma estratégia para colher feedbacks e sugestão de melhorias.

2 respostas
solução!

Olá, Ana! Tudo bem contigo?

É isso aí!! A observação e a empatia são realmente ferramentas poderosas para entendermos melhor o contexto e os problemas do usuário, muito bem!

Sobre a etapa de pesquisa, sua ideia é ótima! Afinal, o feedback dos usuários é uma parte crucial do Design Thinking.

Parabéns por sua atividade!!

Lembre-se, o importante é estar aberta e receptiva para as opiniões e experiências das pessoas usuárias, pois elas são a chave para a criação de soluções eficazes e centradas no usuário.

Se tiver qualquer dúvida me fale, ok?

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Assim como a Ana, gostei muito da metodologia e das escolhas adotadas pela Laura, seguindo o exemplo e de acordo com o entendimento sobre o tema abordado consegui criar um texto básico detalhando minhas possíveis escolhas diante da problemática apresentada ao final, o que me oportunizou enxergar de forma mais clara o processo me colocando em um lugar semelhante ao dela mesmo que em outras possíveis situações, mesmo que tendo consciência de que cada situação possuí suas particularidades e individualidades, exercitar o processo de como seria minha reação agregou de forma muito positiva em meu aprendizado sobre o tema. Sendo assim, após a introdução e conforme os conhecimentos obtidos sobre o tema consigo visualizar como uma boa escolha de implementação do processo as seguintes etapas: -Enfatizar e por em prática a empatia me colocando no lugar do usuário que pretendo impactar, explorar e compreender suas necessidades, motivações e experiências, sendo por meios de observações, pesquisas e entrevistas, buscando obter insights sobre o contexto do problema. -Com base nos insights obtidos, definir quais são os problemas a serem resolvidos, de forma concisa e específica de que oriene durante o restante do processo. -Gerar uma ampla variedade de ideias sem restrições, promovendo criatividade e inovação, com técnicas como mapas mentais, onde posso criar e visualizar todas de forma que não fuja do meu objetivo. -Com base nas ideias geradas, criar moldes simples e de baixo custo que possam representar soluções potenciais, de forma que consiga utilizar los para testar e validas as ideias de forma rápida e eficaz. -Sendo assim, partiria para a prática, testando os moldes com o usuário, com intuito de obter o feedback que me permita fazer ajustes e refinar de maneira contínua a ação, com base nos insights obtidos durante os testes. -Por fim, uma vez que a solução tenha sido refinada e aceita de maneira positiva pelo usuário, ela é implementada no ambiente real, executando o plano de ação desenvolvido durante todo o processo.