1
resposta

Programação procedural é mais rápida que POO

Muitos dizem que a programação procedural é mais rapida que a POO.

1 resposta

Olá Arthur! Tudo bem?

A comparação de "velocidade" é relativa quando pensamos em comparar algo como dois paradigmas de programação.

Na realidade, o argumento de que "é mais rápido" por si só não nos diz muito a respeito de uma vantagem sob o outro. Bastaria da mesma forma levar em conta o quanto sistemas feitos sob o paradigma de orientação a objetos tem sua manutenção facilitada, economizando esforço e tempo em relação ao paradigma procedural (ou estrutural). Além da possibilidade de aplicação de diversos padrões de projetos específicos para orientação a objetos, que tornam a arquitetura do sistema mais eficiente e simples de se manter, com boas práticas que nos ajudam a manter a manutenção do código simplificada, facilitando o trabalho ao longo do tempo.

Claro, isso não significa de forma alguma que a programação procedural não tenha sua serventia e utilidade. Caso contrário não teríamos sistemas que ainda hoje utilizam esse paradigma. Mas é notável que o número de sistemas a utilizarem o paradigma de orientação a objetos é superior, e que também existem motivos para que isso ocorra... como citei mais acima, as vantagens que a orientação a objetos nos dá, na maioria dos casos tornam-se muito mais importantes no projeto do que a simples questão de velocidade de execução, isso somado aos padrões de projetos muito utilizados e que se baseiam na orientação a objetos. Ainda mais tendo em vista as práticas modernas de armazenamento em nuvem e frameworks que nos ajudam com o uso de memória, tornando a questão de "velocidade de execução" menos importante. Vale salientar que essa diferença de velocidade atualmente é tão pequena que como usuários nós nem daríamos atenção.

O mais importante nessas questões é ter em mente o objetivo de cada projeto. Além dos paradigmas de orientação a objetos e programação estruturada, temos muitos outros, e cada um nos traz vantagens e desvantagens em determinados pontos. Cada paradigma será mais indicado para uma determinada situação, para uma arquitetura de determinado tipo, e sempre iremos utilizar o que melhor nos atende para o que precisamos fazer.

Mas pode ter certeza de que está fazendo muito bem em aprender o paradigma de orientação a objetos, que é muito usado em todo tipo de aplicações! E ele também vai te ajudar a no futuro entender mais sobre esses padrões de projetos, sobre boas práticas de código e muito mais!

Consegui te ajudar com essa explicação? Se estiver com mais dúvidas sobre o assunto, é só falar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software