Olá :)
Só uma dúvida sobre o tema, Código com responsabilidades coesas é sinal do paradigma OO
Toda programação procedural terá uma ligação direta com o paradigma OO?
Olá :)
Só uma dúvida sobre o tema, Código com responsabilidades coesas é sinal do paradigma OO
Toda programação procedural terá uma ligação direta com o paradigma OO?
Olá Daniel, tudo bem com você?
Tanto a programação procedural quanto a programação orientada a objetos são paradigmas de programação, isso é, metodologias seguidas para o desenvolvimento de um código. Ambas as maneiras tem suas aplicações e características próprias como por exemplo:
No paradigma OO, é feita a representação de coisas do mundo real dentro do programa, em formato de classes e objetos, e essas representações tentam ser fiéis ao máximo aos comportamentos e características do objeto representado. Isso é, se eu representar uma conta bancária dentro de um programa OO, essa conta vai ser responsável por implementar as responsabilidades de uma conta, como saque, transferência e características como titular da conta e agência.
No paradigma procedural, que é a maneira mais *clássica* de programar, o foco é a estrutura do programa, que vai ter seu fluxo baseado todo dentro do código escrito, e que não tem representações de objetos como ocorre na OO. Isso faz com que os códigos sejam maiores (muitas vezes para um mesmo trecho de código são feitos diversos copia-e-cola) e dificultem o entendimento de quem os lê. A responsabilidade da implementação de uma conta vai ser do código todo, pois não haverá uma representação fiel de conta dentro do programa.
Portanto, OO e programação procedural são dois paradigmas distintos, que descrevem a metodologia utilizada para programar, e não tem uma ligação direta entre si, pois apresentam características bastante distintas.
Fico à disposição em caso de dúvidas
Um grande abraço e bons estudos!