Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Programa executável

Esse tópico é bem interessante, porém, ao desenvolver algo para o meu cliente, ele precisaria conhecer o comando java -jar. Executar isso de um console etc...

Coisa que sabemos que não é qualquer cliente/pessoa que tem familiaridade.

Como é possível gerar uma executável sem depender que o usuário saiba esses comandos?

3 respostas
solução!

Bom dia Bruno! Realmente essa dúvido é muito boa!

Quando você gera um Jar, está gerando um empacotamento que poderá ir para seu cliente, e para acessar a aplicação podemos executar por linha de comando ou dar dupli clique no jar. Mas se seu programa só tiver codigo que exibirá algo no console(com System.out.println por exemplo) não teremos nada na resposta por precisamos de um terminal para rodar, agora se o seu projeto tiver algum código grafico(Swing no caso) você consegue abrir clicando duas vezes.

Crie uma classe Main com o seguinte código:

public static void main(String[] args) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Bom dia!");
    }

Gere o jar com esta classe no MANIFEST e clique duas vezes no jar gerado.

Espero ter ajudo! Abraços

As aplicações Java precisam de uma máquina virtual para serem executadas. Isso é um Fato. É uma característica da linguagem.

O duplo-clique em um arquivo .jar invoca a execução da virtual machine automáticamente, não sendo necessáriamente executar o comando java -jar. A não ser que envolva o envio de parâmetros e etc.

Então, enquanto eu não desenvolver alguma coisa gráfica, utilizando as bibliotecas awt ou swing não é possível executar o .jar? Pergunto isso pois fiz um programinha para calcular imc e não roda nem no linux, nem no windows com a jre instalada. somente de dentro do prompt com o comando javar -jar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software