Oi Caroline, tudo bem?
Você vai criar um plano de gestão de projeto considerando como vai gerir o projeto.
Se não existe escopo, vai fazer antes de tudo a definição das partes interessadas. Já sabemos quem é quem? OK, vamos então entrevistar as partes e determinar suas necessidades, requisitos. Estes requisitos então poderão ser atrelados ao escopo.
A melhor forma de determinar o escopo é em uma reunião com todo o time e idealmente partes interessadas relevantes para poder desenhar uma EAP bacana, que represente todo o trabalho do projeto.
Comece pelo PLANO DE PROJETO, crie uma estratégia para chegar no resultado que pretende - de projeto. Como gerir o escopo? Detalhe isso no seu plano de gerenciamento do escopo, que vai ser uma parte viva do PLANO DE PROJETO.
Em muitos casos, podemos não ter gestão de partes interessadas e trabalhar com um escopo de forma iterativa incremental. Esta estratégia, de aprender a fazer fazendo e evoluir no detalhamento do projeto em fases, ondas, é algo a ser definido também no plano de gerenciamento do escopo e de projeto.
Tudo pode começar pequeno e em ondas pode ser melhor desenvolvido. Revise o conceito de elaboração progressiva no curso.
Um abraço,
Frederico