Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Processos de Planejamento

Eu entendi que os processos não acontecem em uma sequência fixa, porém alguns dos processos foram atrelados ao cumprimento de outros (determinar o orçamento do projeto, por exemplo). A minha dúvida é: como faremos o gerenciamento do escopo, antes de defini-lo? Como será feito gerenciamento do orçamento, sem antes saber qual é o orçamento? O mesmo vale para riscos, custos, e assim por diante... Posso estar completamente errada, mas ainda não vejo como gerenciar algo antes de defini-lo. Ainda não visualizei, desculpe...

Obrigada,

Caroline

4 respostas

Oi, tudo bem? Considerando o que você mesma já comenta Caroline, alguns processos foram atrelados ao cumprimento de outros. Isso já responde sua questão. De forma conceitual, sabemos que não podemos gerenciar algo que não foi definido. Então defini-se (essa definição não precisa necessariamente estar fechada 100%, ex: escopo pode ser aberto ou fechado) e depois gerencia-se.

Ficou mais clara as ideias?

Caroline, observe que no Termo de Abertura de Projeto, já é preciso declarar um escopo, orçamento, equipe e cronograma mínimos. Nesse sentido, é a partir da existência desses elementos é que o gerenciamento se dará. Então, de fato pra gerenciarmos o elemento deve existir, contudo, isso já deve acontecer na fase de iniciação.

Caroline, dá um feedback aqui pra gente?

solução!

Oi Caroline, tudo bem?

Você vai criar um plano de gestão de projeto considerando como vai gerir o projeto.

Se não existe escopo, vai fazer antes de tudo a definição das partes interessadas. Já sabemos quem é quem? OK, vamos então entrevistar as partes e determinar suas necessidades, requisitos. Estes requisitos então poderão ser atrelados ao escopo.

A melhor forma de determinar o escopo é em uma reunião com todo o time e idealmente partes interessadas relevantes para poder desenhar uma EAP bacana, que represente todo o trabalho do projeto.

Comece pelo PLANO DE PROJETO, crie uma estratégia para chegar no resultado que pretende - de projeto. Como gerir o escopo? Detalhe isso no seu plano de gerenciamento do escopo, que vai ser uma parte viva do PLANO DE PROJETO.

Em muitos casos, podemos não ter gestão de partes interessadas e trabalhar com um escopo de forma iterativa incremental. Esta estratégia, de aprender a fazer fazendo e evoluir no detalhamento do projeto em fases, ondas, é algo a ser definido também no plano de gerenciamento do escopo e de projeto.

Tudo pode começar pequeno e em ondas pode ser melhor desenvolvido. Revise o conceito de elaboração progressiva no curso.

Um abraço,

Frederico

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software