Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Processos de negócio

Depois de ler o capítulo Diagrama de sequência, percebi semelhanças com a modelagem de processos de negócio. Quando modelar um fluxo de negócio com BPMN? Quando modelar um fluxo de negócio com UML?

2 respostas
solução!

Eu acho que apesar de serem "linguagens" para modelagem, elas se aplicam à objetivos diferentes, BPMN para regras de negócio e UML para software. Dá pra modelar um processo de negócio com UML? Sim!. Será que a UML tem todas as ferramentas necessárias? Não sei, como ela é uma linguagem mais genérica, acho que você pode ter muito trabalho para modelar alguns conceitos que talvez em BPMN, que é mais focada, seja mais simples.

Achei dois links onde essa discussão é feita, da uma olhada pra pegar mais algumas opiniões:

http://www.pfvasconcellos.eti.br/blog/2007/03/23/uml-e-bpmn-mutuamente-exclusivas/

http://iblogdomoa.wordpress.com/2011/09/14/o-ponto-de-contato-entre-bpmn-e-uml/

Abraços

Gostei muito dos links e vou compartilhá-los. Tenho visto essa discussão praticamente todos os dias onde trabalho. Agora, concordo que há apenas semelhanças entre o digrama de processos em BPMN e o diagrama de sequência/atividades em UML. São linguagens para diferentes finalidades (negócio e tecnologia) e utilizadas por diferentes perfis.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software