Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Processo de prototipação

Visando minimizar custos e alcançar um resultado otimizado, a prototipagem digital seria ideal, pois facilita a realização de alterações e ajustes no protótipo, permitindo maior flexibilidade para explorar diferentes soluções e encontrar a melhor opção para a loja.

Mas antes, eu recaptularia a etapa de observação, realizando um breve benchmarking em relação a outras lojas de melhor estrutura e desempenho. Observaria a estrutura, layout e organização, buscando identificar como esses aspectos impactam a experiência do cliente e as vendas. Faria uma breve coleta de insights valiosos sobre as necessidades do público, os pontos de melhoria da loja e os desafios enfrentados no dia a dia, aprimorando meu protótipo a partir dessas informações.

Depois dessa fase de pesquisa e observação, considero importante procurar saber os feedbacks e insights dos funcionários, levando em consideração que, na maior parte do tempo, são eles que interagem com o público. A partir disso, eu aprimoraria o protótipo com base no feedback dos funcionários e clientes, garantindo um resultado mais preciso e adequado.

Com os devidos modelos do protótipo em mãos, buscaria o auxílio arquitetônico para trazer um olhar mais profissional em relação aos projetos. Após ter em mãos as sugestões, eu faria questionários simples e objetivos para meus clientes com a ajuda da minha equipe. Também seria interessante um questionário online contendo a mesma intenção, assim os clientes poderiam responder de casa (no caso das entregas) e na próxima compra receberiam um brinde. Essa atitude causaria interesse em conhecer a loja após a reforma.

1 resposta
solução!

Olá, Cícera. Tudo bem com você?

Você já tem uma compreensão bem clara do processo de prototipação e de como ele pode ser aplicado na prática. Você mencionou várias etapas importantes, como a observação, o benchmarking, a coleta de feedbacks e insights, a prototipação digital, e a validação do protótipo.

No entanto, você não mencionou especificamente a etapa de teste de usabilidade, que é uma parte crucial do processo de prototipação. Essa etapa envolve testar o protótipo com usuários reais para identificar possíveis problemas e oportunidades de melhoria antes de implementar a solução final. Isso pode ser feito através de entrevistas individuais, grupos de foco, ou até mesmo testes online, dependendo do tipo de protótipo e do público-alvo.

Além disso, é importante lembrar que o processo de prototipação é iterativo. Ou seja, após coletar feedbacks e realizar testes de usabilidade, você provavelmente precisará fazer ajustes e melhorias no seu protótipo, e então testá-lo novamente. Esse ciclo de prototipação, teste e revisão continua até que você esteja satisfeita com o resultado.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!