3
respostas

Problema em variantes do componente

Olá, estou com um problema ao criar minhas variantes para botões. Segui passo a passo da aula e mesmo assim não consigo usar o recurso de troca de modo de cor dos botões, irei deixar uma foto do problema. Acredito que eu tenha feito algo errado, tentei por 4 vezes refazendo e não deu certo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Oi, Kaique!

Valeu por compartilhar sua dúvida e a imagem do erro! Essa mensagem que aparece indica que há conflitos entre as propriedades e os valores aplicados nas variantes do seu componente. Isso pode acontecer, por exemplo, quando duas variantes tentam controlar o mesmo atributo de forma diferente.

Pra conseguir te ajudar direitinho, queria te perguntar algumas coisas rápidas:

• As variantes que você criou usam os mesmos nomes de propriedade ensinados no curso?
  • Você criou todas as variantes dentro do mesmo componente com auto layout?
  • Você tentou alterar manualmente alguma propriedade (como cor ou visibilidade) diretamente em uma das variantes?
  • A opção Modo de cor aparece corretamente no painel direito quando você seleciona o componente na tela?

E se puder, você consegue compartilhar o link do seu arquivo no Figma (em modo de edição)? Assim consigo olhar exatamente o que está acontecendo e te orientar melhor.

Se estiver com dúvidas sobre como copiar o link, é só clicar em Compartilhar > Copiar link no canto superior direito do Figma.

Imagem do botão de compartilhar

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá!!

Segue o link do Figma pro meu projeto: https://www.figma.com/design/VwaRGqRmxKSwtGgfo1oLmA/Projeto-Landing-Page?node-id=0-1&t=qJYpbtnD8Zx8NeVS-1

Gostaria de ter colocado para edição e não apenas visualização, não sei se seria configuração da conta ou se seria apenas para contas Pro.

O problema em questão está na página Componentes - Paleta onde se encontram meus botões e outros componentes, agradeço desde já seu retorno e atenção!

Oi, Kaique!

Obrigada por compartilhar o link. Você precisa fazer alguns passos:

Passo a passo: Corrigindo conflitos e organizando variantes no Figma

1. Selecionar os botões desejados

Selecione todos os botões que representam diferentes estilos (cor e estado).

Seleção dos botões

2. Transformar cada botão em componente

Utilizamos o atalho Ctrl + Alt + K ou clique com o botão direito > Create component. Vai aparecer no canto superior direito o botão em formato de losango

3. Combinar os componentes como variantes

Com todos os componentes selecionados, clicamos com o botão direito > Combine as variants.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4. Corrigir o erro de propriedades repetidas

Se aparecer esse erro:

Some variants have the same property values applied

Clique em Select conflicting variants e dê nomes únicos para cada variante. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5. Renomear a propriedade para algo significativo

Identifique os botões com o mesmo nome e ajustamos os valores para Branco, Roxo, Cinza, etc.

No seu caso os dois últimos botões estavam no mesmo nome, romeei para botão branco e roxo.

Resultado final

Os botões agora estão organizados em um set de variantes, com propriedades nomeadas corretamente e sem conflitos.

Dica: sempre nomeie suas variantes de forma clara e consistente para facilitar o uso e manutenção no design system e também indico rever a aula para que os conceitos fiquem mais claros pra você.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!