3
respostas

Problema do Design thinking

Só um comentário sobre o design thinking. O grande problema dele é não ter um lider, alguem responsavel por tomar as decisões. esse negócio de as pessoas votarem acaba abrindo uma brecha de possibilidades ruins. Não sei se a democracia dentro de um projeto de design é a melhor opção.

3 respostas

Bom dia Rafael, blz.

Eu concordo parcialmente contigo porque existe dois fatores a serem levados em consideração, pensa o seguinte:

1º - O design thinking não é uma técnica fechada de desenvolvimento, ela é mutável e se adequa de uma forma para criar um ambiente democrático de criação, mas cabe ao gestor da empresa/projeto entender quando é possível levar esta democracia de uma forma 100% neutra ou quando se deve excluir ideias que não se encaixam no resultado final (as possibilidade ruins).

2º - Possibilidades ruim, medianas e boas sempre existirão, o conceito é exatamente filtrar para que todas elas estejam visíveis e comparáveis para uma escolha mais acertiva, e ao existir uma equipe capacitada na criação do projeto as ideias boas se conversam e as consideradas ruins se excluem em um processo natural, exatamente por que a equipe vai enxergando isso de maneira coletiva, mesmo durante uma votação.

Ai quando eu levo em consideração esses dois fatores eu não me preocupo com a escolha de uma ideia "ruim", por que é bem orgânico o processo criativo. Você concorda comigo?

Ae Luiz, Eu concordo em pontos,

Tenho trabalhado em processos colaborativos há uns dois anos, e a premissa do design thinking de democratizar a mentalidade do design, trazer novos pontos de vistas para o projeto é bem interessante. o problema são as tecnicas aplicadas, e o como tudo é conduzido. Eu vejo que falta profundidade no desenvolvimento das ideias, é tudo muito razo.

Sempre que eu vejo um facilitador dar aquela explicação padrão de empatia, fica impresso o quanto falta de entendimento humano, de sensibilidade.

Eu não sei ainda como solucionar certos pontos, mas recentemente tenho buscado inspiração em como a natureza resolve essas questões. e temos muito com que aprender com as plantas, insetos e suas colonias.

É rafael, mas neste ponto eu apenas concordo contigo.

É relativamente recente a disseminação do design thinking em todas as empresas, e muita gente se apega ao razo do termo e fica preso nessa explicação padrão da empatia e a base do DT.

O fato de você ter esta percepção pra mim mostra como você é sensível ao ponto de entender o que de fato o design thinking que trazer, e você buscar soluções na natureza pode te trazer resultados ótimos que agreguem de uma forma única para o método. Eu aconselho inclusive você escrever e registrar suas ideias e estudos para a construção de um artigo quando tiver amadurecido.

Mas voltando, eu acho que tenho uma visão um pouco mais otimista que a sua, e acredito que o amadurecimento desta abordagem nos próximos anos vai reduzir este problema de tratarem como técnica apenas, o que deixa o processo muito razo, sem sensibilidade, achando que é uma formula e pronto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software