Boa tarde Srta Bruna Amaral, tudo bem?
Sim, com certeza eu adoro reflexões e questionamentos filosóficos. Creio que talvez não tenha utilizado a comunicação devida. Mesmo apos tendo realizado todos os cursos da Tutora Priscila Stuani, e tido resultados consideráveis, vejo que talvez gestão ágil não seja pra mim.
A pergunta se referia a Sprints grandes. Em toda o curso visto, o tópico mais citado, foram as variáveis na sua complexidade presente.
Como não sou de tecnologia, me apeguei as citações do curso e realmente os elementos que possam gerar problemas. Me baseie nas experiências que possuo, tanto na gestão laboratorial, nos elementos voltados ao mercado imobiliário (desde negociação, gestão de pessoas - projetos, planejamento estratégico e equipes) Empreendedorismo e inovação, Treinamento de grupos, e educacional. Vejo realmente não compreendi muito o curso, nem o que a srta quis abordar.
Uma das variáveis mais complexas , são é os elementos funcionais/colaboradores através de suas idades e gerações. Percebi ao longo do curso, uma certa linguagem áspera qdo se trata das relações entre pessoas de diferentes gerações. Já peço desculpas, pois por pertencer a geração atualmente com 45 a 50 anos, mas diretamente recebemos preconceito direto entre idade e aprendizado. Apesar que lamentavelmente o mercado independe de idade e ideologias vazias.
Posicionei a justificativa conforme o curso. Como diretor de instituição pedagógica, embaixador nível 2 google, estudante de psicologia e adm, observo e me preocupo muito com:
Diversidade, ate esmo do caráter jurídico. Por fazer parte de uma delas, procuro respeitar e oferecer subsidio a todas. Tenho visto esta adequação em muitas outras estruturas. Me parece que apenas na tecnolgia, ainda existe restruição para uma porção de situações - Me refiro a diversidade cultura, racial, sexual, feminina, entre paises, e etc. Compreendo a importância. Não fico citando diversiade pois se trata de uma tópico sensivel.
Estimativa - Foge ao próprio tópico, visto que entraria em contextos de economia, politica, investimento, missão, visão, valores da empresa e cultura organizacional. Por exemplo, no meu dia a dia, temos um Budget pequeno, comparado as empresas de tecnologia, pois subsidia 11 unidades no estado de SP. P gde vilão é o tempo - premissa da insanidade.
Melhoria Continua - Este é o elemento que mais tenho problema na gestão, principalmente no que se referre aos indivíduos da geração Y, Z ou T e Millenials. Os memos acham que podem aprender tudo na rede e de qualquer jeito. Por estudos na psicologia, temos que 99% dos jovens destas gerações sofrem de ansiedade, síndrome Google e Depressão porque não costumam planejar nem observar ao seu redor. Essa postura se inicia dentro do lar em que o jovem se educa. Essa postura, junto a outros comportamentos, criam outras 17 condições mentais e psíquicas que se manifestam ao longo da vida. E o pior, ate os 35 anos eles acreditam que não aprendem a lidar com estas condições - admitir principalmente que eles compõem o mundo e não o mundo gira ao redor deles.
Ai começou minha resposta. Todos esses elementos, relacionados ao Sprint, passam a ter outras configurações. Os 30 dias, as etapas, o formato de execução , os modelos as condições econômicas, os diversos modelos de analise e reestruturação, o Waterfall como ja foi dito, de nada servem se toda a hora vc passa a balisar suas respostas e adequações pelo elemento "equacionar conforme produtividade por idade e geração". Não retiro aqui a capacidade de aprendizado, assimilação, e desenvolvimento de articulação.
Tudo isso , por estudos, demonstram que as gerações mais novas tem obrigação de ter isso desenvolvido (carga Genética - Amanna Key - 2021) até mesmos pela evidenciado a Administração Evolutiva (biológica). (Seria 5.0).
Me preocupa a fala "adequar me a times". A própria Priscila cita Times, Seleção e grupos.
Sim times que estão la pra produzir melhor, de forma enxuta, lembrando que estão pra desenvolver seu máximo intelectual , não pra ficar arranjando picuinha com profissionais da instituição sobre suas angustias familiares e autoafirmação. Daniel Goleman fala da Autogestão, Autocontrole e do Amor próprio. Sempre trabalhei nestes pilares.
Me desculpe se pareci rude, ou Grosseiro, mas peço que norteie melhor. Estou aberto a informações, discussões retóricas e filosóficas. Agradeço sua atenção e aguardo seu retorno.
Me indicaram a Agile, para evolução de processos, produção e balizamento adequado do mercado de trabalho a filosofia coorporativa.
Reitero, talvez não seja o profissional adequado a própria área. Fico no aguardo da resposta. Obrigado pela atenção.