Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problema com o Terminal no Mac

Quando estou no Terminal e digito o comando vi /private/etc/hosts (com ou sem o sudo) ele me mostra endereço local da minha placa de rede mas não me deixa alterar nada. Não apresenta nenhuma linha em branco para inserir a URL desejada, apenas mostra as informações atuais e uma sequência de "tils" cada um numa linha, mas nenhuma linha em branco passível de edição. Procurando pela internet eu encontrei um tutorial que ensina o tutorial nano /private/etc/hosts que permite a edição. É a mesma coisa? Se não, qual a diferença?

2 respostas

Olá Renato, tudo bem?

Seria essencialmente a mesma coisa, o vi seria um editor de texto mais tradicional e comumente encontrado em distribuições Unix/Linux, já o nano seria um editor de texto mais novo. Mas ambos fazem basicamente a mesma tarefa.

Abs

solução!

Vamos lá, isso não é um problema de editor nem nada, é só uma confusão de compreensão.

Tanto o nano quanto o vi são editores de texto disponíveis no terminal do Mac. E qual a diferença entre eles?

Bom, o nano é mais parecido com editores como o TextEdit, Notepad, GEdit, etc. A função é escrever texto e ele cumpre a função com uma interface intuitiva.

Já o vi ou sua alternativa vim é um editor extremamente poderoso com funções de busca e substituição por expressões regulares e milhares de atalhos complexos, o que chega a gerar diversas piadas sobre seu uso na internet. Por quê? Porque diferente do nano, o vim não é intuitivo. Você precisa conhecer o programa pra conseguir utilizá-lo.

No seu caso, você já estava alterando o arquivo /private/etc/hosts, só que não sabia. As linhas com ~ são uma demarcação de que a linha não está utilizada no arquivo. Outra coisa confusa é que o vim não entra por padrão no modo de edição e portanto você não consegue inserir texto diretamente. Para isso existe uma tecla de comando, o i ou o. Para sair do modo de edição é necessário apertar esc, voltando ao modo de comando. Aí então para salvar digite :w e para sair digite :q, ou juntos :wq ou sua alternativa :x. Pois é, percebe como é um software confuso?

Mas existem diversos tutoriais e cheat sheets sobre como utilizar o vim e aprender a fazê-lo certamente é vantajoso para manusear arquivos em servidores remotos.

A piada mais clássica sobre o vi é mais ou menos assim:

Desde que conheci o editor de texto "vi", há uns 6 anos, nunca mais deixei de usar. Principalmente porque ainda não consegui descobrir como sair do programa!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software