2
respostas

Priorização é com o Product Owner? Quais as desvantagens de ter PO e SM na mesma pessoa?

Para mim sim. Ao selecionar essa opção "Priorização, Tecnológico e Eficiência" no questionário da "Aula 4. O Scrum Team" obtive essa mensagem: "Errado. Quem realiza as priorizações é a equipe que conhece o negócio e o produto que precisa ser criado."

No vídeo da aula é dito claramente que a Priorização é uma das principais atividades de um Product Owner. A questão está mal formulado ou entendi algo errado?

Aproveitando, como não encontrei forma de comentar um outro tópico, gostaria de tirar mias uma dúvida. Onde trabalho, em muitos casos identifico a figura do Scrum Master e do Product Owner na mesma pessoa. Ou seja, essa pessoa é quem tem contato com o cliente externo, conhece a "dor do cliente" e repassa para a equipe interna. É essa pessoa também que controla os prazos e andamento do projeto até o deploy em produção. Ocorre que alguém perguntou aqui no fórum se isso era possível e a resposta negativa não me convenceu. Quais as atividades e objetivos conflitantes entre esses dois papéis e porque eles não podem estar concentrados na mesma pessoa? Quais as desvantagens?

2 respostas

Ao meu ver são conflitantes, uma questão de interesse. A principal responsabilidade do PO é atender o cliente, e a principal do ScrumMaster é blindar o time e proteger o processo. Por exemplo: em um caso onde o cliente pede para colocar algo que nao estava na sprint. Entra o dilema, o chapeu de PO tenta burlar o processo e convencer a equipe a mudar os planos da sprint ou o chapéu de SM que tem que blindar esse pedido e deixar pra próxima sprint.

Concordo com o retorno anterior: os papeis são muito conflitantes, apesar do trabalho conjunto ser constante. Enquanto o SM deve estar muito mais próximo da SQUAD, apoiando e guiando o time o tempo todo, e trabalhando como um removedor de impedimentos incansável. Já o PO trabalha muito mais próximo da área de negócio e, por isso, tem mais condições de atuar na priorização dos itens de backlog.