2
respostas

Premiar o time com resultados de métricas melhoradas

No exercícios todas as opções estão associando a melhoria das métricas ao recebimento de bonificação. E pelo que foi mencionado durante o curso, não deve ter essa associação. Consideraria todas as opções incorreta.

2 respostas

Uma das questões mais difíceis na gestão de métodos ágeis é manter a equipe motivada o suficiente a ponto que fazer a superação das metas quase que uma obrigação, e para isso muitos usam do artifício de bonificação. Tal fato foi estudado e relatado pelo escola da administração científica onde chegou a conclusão de que quanto mais de paga mais o homem produz, isso caracteriza o ser humano como puramente econômico. No mesmo período a escola de administração humana realizou um experimento onde concluiu que quanto melhor for o ambiente e as condições de trabalho, mais o homem produz. Então este confronto entre a escola de administração científica e a escola de administração humana é secular e acho que ainda não chegamos nem perto de um meio termo, Pelo menos enquanto houver esta diferenciação social que temos na atualidade

Eu entendo e concordo com a @Anne. A questão é contra intuitiva. A Carol Azevedo disse mais de uma vez que não deveríamos bonificar um time ou pessoa pelo desempenho de algum indicador específico. Para mim essa questão mais atrapalha do que ajuda, além de, ainda no meu ponto de vista, ser mais uma questão que envolve a interpretação do cenário e a gramática do que uma questão que ajuda a refletir sobre a implementação do Kanban. Mesmo sendo contra intuitiva e não ajudando na prática, a Carol tenta colocar uma situação onde Carlos, o Gerente de Produto, conseguiu através da ferramenta/ Metodologia (Kanban) melhorar o processo de desenvolvimento de software em sua empresa em termos significativos. A empresa decidiu promover o gerente, uma vez que ele mostrou bons resultados. Como o exemplo é de implementação do sistema Kanban exclusivamente no time do Carlos, da-se a entender que o Lean e o Kanban não são culturas corporativas nessa empresa específica, logo, a empresa entende que o resultado que ele vem mostrando merece uma bonificação e promoção, mesmo isso não sendo uma pratica do Kanban. Carlos por sua vez, que recebeu a promoção e o bônus pelo trabalho em time que como gerente de produto desempenhou, decide comemorar a sua promoção. Como Carlos sabe que não se deve recompensar uma pessoa específica pelo trabalho em time, então ele decide com o próprio time como eles gostariam que o bônus fosse dividido, uma vez que a conversa e convenção coletiva fazem sim parte do Kanban, e cada um temo seu papel e contribuem para a entrega contínua. Olhando por essa ótica, eu entendo que a empresa recompensou Carlos, mais a empresa não tinha essa cultura e seus outros gestores não utilizavam Kanban. Entretanto, por entender a metodologia, Carlos sabia que não era somente mérito dele, e que todos tem que fazer o seu papel para os resultados irem tão bem, então ele decidiu dividir o bônus com seu time da maneira mais justa possível, que é da maneira como coletivamente o time desejasse usufruir do prêmio.