Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Preço médio por livro é diferente de preço médio por título.

Local: https://cursos.alura.com.br/course/power-bi-dax-contextos-iteracao/task/135490 Contexto: tem uma tabela com id (livro) , com 100 linhas de dados, valor unitário e quantidade de vendas (não há informações da quantidade de compras o estoque não foi vendido e pode ser devolvido por consignação, mas se fosse o cálculo do preço médio de custo, o estoque entraria) Foi pedido para calcular o preço médio por livro, mas o exercício mostrou o preço médio por titulo. Vamos à diferença: Se eu vendo 98 unidade de "O nome da rosa" por 120,00 cada e duas unidades de "Fundação", capa dura, edição de luxo a 200,00 cada. O preço médio por título é (120,00 + 200,00)/2 = 160,00 O preço médio por livro é ( (98x120) + (2x200) ) / (98+2) = 121,60 --> Dos livros vendidos, o preço médio (de venda) foi de 121,60 e não de 160,00

Ocorre que o desafio em referência pediu o preço médio por livro e devolveu o preço médio por título.

Joguei no Excel e obtive os seguintes valores: Cálculo do faturamento de cada títuloO preço médio por livro, não por título foi de 52,82, enquanto o preço médio por título foi de 53,25. O cálculo está abaixo:

Cálculo do preço médio por livroO cálculo do preço médio por título está abaixo: Cálculo do preço médio por título O que foi apresentado como resposta ao desafio:

Resultado do desafio

Notar que na métrica está a média de preço por livro, mas o valor mostra a média de preços por título.

A pergunta que não quer calar: Como fazer a métrica de "preço médio por livro" com o DAX? sem criar a coluna auxiliar. em excel eu resolvi, criando a coluna auxiliar, mas numa tabela com milhões de linhas, seria onerosa essa solução.

Em tempo, parece que a última imagem não subiu na texto, mas o link do início mostra essa imagem no filnal, com o valor de 53,25

5 respostas

A imagem que não subiu na pergunta

Funções iterativas:

Métrica de faturamento bruto criada com funções iterativas:Nova métrica, usando a métrica anterior: Preço médio de livros usando a métrica iterativa da figura acima:

O resultado obtido: O resultado obtido na aplicação da métrica acima:

Fica como sugestão fazer a real distinção entre preço médio dos livros e preço médio dos títulos. Alterar o exercício da aula para pedir o preço médio por títulos, já que a aula de funções iterativas é depois dessa.

Olá, José! Tudo bem?

Nessa atividade, a ideia era calcular a média de preço unitário dos livros. Como forma de acessar a quantidade de livros presentes na tabela, acessamos o campo "Título", mas também poderíamos acessar o campo "ID", pois resultaria no mesmo valor.

Nesse caso, a ideia não era calcular a média das vendas dos livros, apenas dos seus preços unitários.

 

Espero ter ajudado, José. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, José!

Tudo bem com você?

Analisando aqui os pontos que você trouxe, o que eu acho que aconteceu é uma interpretação diferente dos termos. A ideia da atividade realmente era fazer o cálculo com os títulos dos livros. Como no caso da atividade a quantidade vendida não ia ser levada em consideração, como você considerou ali no cálculo do excel, a resposta ia ser a mesma, já que a palavra livro ia remeter de qualquer forma aos títulos.

Porém, sua observação faz muito sentido! É melhor já deixar o termo mais acurado, que não deixa nenhuma outra margem de dúvida.

Te agradeço muito pela sugestão e feedback. Esses pontos ajudam muito na experiência de todas as pessoas que vão fazer o curso também.

Vou fazer a alteração aqui já.

Espero que o conteúdo esteja agregando pra você.

Grande abraço!

solução!

teste

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software