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Precificação de projetos agéis

Com o constante feedback do cliente e a definição de novos requisitos, como garantir que a rentabilidade do projeto seja mantida?

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Shirlei, tudo bom?

Esse na verdade é um problema das consultorias que querem manter o mindset tradicional e vender ágil. Não é a mesma coisa.

Quando uma empresa se propõe a adotar metodologias ágeis ela tem que estar ciente que algumas coisas vão mudar no meio do caminho, ou talvez tudo. O escopo agora é orientado ao Backlog do Produto que é um artefato vivo, e não mais em cima de um calhamaço de papel.

Assim, o acordo tem que ser bem claro que o que está ali são horas de desenvolvimento e não o escopo. Cabe à empresa, ou consultoria, garantir que ao final de cada Sprint haja um incremento pronto para ir para a produção. De alto valor acordado com o cliente.

A equipe e o cliente tem que receber treinamento Ágil, antes e durante o projeto para que todos entendam como funciona. O software em funcionamento, dentro do que temos no Manifesto Ágil, deve ser um objetivo de todos. Nada de primeiro ter todos os requisitos para iniciar os trabalhos, e nem mesmo dezenas de telas rabiscadas como entregável.

A consultoria precisa mudar sua mentalidade, entender que não pode mais ter a ideias de ficar num cliente pela dependência desse do seu serviço, e sim pela competência.

Outro ponto, parar de manter profissionais que não agregam à equipe como gerentes de projeto., coordenadores, etc. Exceto se o cliente não tiver esse tipo de suporte e precisar via contrato. A rentabilidade passa a ser no valor da alocação, um pouco mais alta por conta do skill dos colaboradores.