3
respostas

Pré-Req para desenvolvedor iOS

Tenho 38 anos e nunca fui dev. Tenho interesse em entender um pouco de como desenvolver para iOS por n motivos.

Assinei a Alura e , ao clica em dev ios, vi que tinham alguns pré-reqs. Um deles era 'noções básicas de programação'. Fiz os 2 módulos do curso e, depois ainda de um 'curso básico de prompt' , fui para o curso de Java ( ainda pré-req do iOS ).

Ao acabar os 2 cursos de Java notei o seguinte: tudo que aprendi no curso básico, que foi em Java Script, foi perdido. Além do JavaScript não ser OO ( pelo menos no curso basico ) , o Paulo ensinou tudo de novo ( até melhor ) .

Peço portanto, para que as pré-reqs sejam reavaliados.

3 respostas

Olá Ricardo,

Discordo de você. JS não ser OO não impacta de maneira alguma o desenvolvimento dos cursos de Lógica. A idéia nestes módulos são claros: Apresentação da lógica de programação, seus controladores e conceitos recorrentes em Programação.

É importante ao apresentar o início de qualquer linguagem como ela lida com esses princípios, peculiaridades e controladores lógicos.

Além disso, durante o começo dos cursos de Lógica, eles explicam que a escolha do JS para o curso é pela facilidade: Você precisa apenas do Sublime (opcional) e do Google Chrome, nada de baixar SDKs e/ou IDEs.

Referente ao curso de prompt, eu mesmo não o fiz e segui direto para a parte 1 de Java, onde você será referenciado para o novo módulo. (Ainda) não senti falta do curso de Prompt, logo, não se faz necessário e na minha opinião pode ser reavaliado.

Entendo o seu ponto. O meu ponto é : Para aprender Swift, eu preciso aprender o básico de Java Script. Depois o básico de Java. Para de pois aprender uma 3a linguagem. o Meu ponto é: porque nao ensinar a lógica e o conceito de OO direto no swift ? Eu que tinha zero experiencia de dev, agora estou todo confuso no curso de swift, pois tenho Java e JavaScpt na cabeça.

Ricardo, a linguagem usada para te ensinar lógica não pode e nem deveria te impactar. Para ser desenvolvedor de código, você precisa se familiarizar com a lógica da computação, instruções e rotinas. O curso usou JS por usar o navegador e editor de texto simples.

Java é uma linguagem OO super rigida com seu SDK/IDE de uso recomendados pela Alura. Os conceitos de encapsulamento, referências, tudo se repete em outras linguagens. A aplicação talvez não seja igual, mas uma vez fundamentado o princípio, o desenvolvimento a seguir é natural.

Pegue o conceito a ser ensinado tanto com JS em lógica de programação e OO do JAVA. O princípio procedural de JS ou o OO sempre seguem as mesmas regras.

Lembre-se, programar é construir um armário de madeira com madeira. O que muda são as ferramentas usadas para a construção. Eu entendo sua frustração. Tenho 32 anos e esse começo tem sido díficil, revejo aulas e tomo notas. Não desista. Se algo não ficou claro no princípio de OO, reveja o conceito do Java nesse ponto e compare como Swift pede para você fazer.