1
resposta

[Prática] Lista de exercícios - Funções

// 1. Crie uma função que receba o nome de uma pessoa como argumento e retorne uma saudação personalizada. Em seguida, chame a função e exiba a saudação no console.
function nome (nome) {
    return `Eu me chamo ${nome}`;
}

console.log(nome("Stephanie"));

// 2. Crie uma função que receba a idade de uma pessoa e retorne se ela é maior de idade (idade >= 18). Imprima o resultado no console.
const maiorDeIdade = (idade) => {
    if (idade >= 18) {
        return `É maior de idade`;
    } else {
        return `É menor de idade`;
    }
}
console.log(maiorDeIdade(18));
console.log(maiorDeIdade(15));

// 3. Crie uma função que receba uma string e verifique se é um palíndromo (uma palavra que é lida da mesma forma de trás para frente) utilizando o método de string reverse(). Retorne true se for um palíndromo e false caso contrário. Imprima o resultado no console.
function palavra(string) {
    const stringInvertida = string.split("").reverse().join("");
    return string.toLowerCase() === stringInvertida.toLowerCase();
}

console.log(palavra("socos"));
console.log(palavra("casa"));

// 4. Crie uma função que receba três números como parâmetros e determine qual é o maior entre eles. Utilize estruturas condicionais (if, else) para comparar os valores e determinar o maior. Imprima o maior valor no console.
function qualMaiorNumero(numero1, numero2, numero3) {
    let maior = numero1;

    if (numero2 > maior) {
        maior = numero2;
    }
    if (numero3 > maior) {
        maior = numero3;
    }
    return maior;
}
console.log(qualMaiorNumero(84, 952, 15));

// 5. Crie uma arrow function chamada calculaPotencia que receba dois parâmetros: a base e o expoente. A função deve calcular a potência da base elevada ao expoente e retornar o resultado.

const calculaPotencia = (base, expoente) => {
    return Math.pow(base, expoente);
};

const base = 3;
const expoente = 4;
const resultado = calculaPotencia(base, expoente);
console.log(`A resposta de ${base} elevado a ${expoente} é: ${resultado}`);
1 resposta

Bom dia Stephanie! Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar seu código com a comunidade Alura. Seus exercícios estão corretos. Gostei especialmente de você ter abordado diferentes tipos de funções, incluindo funções tradicionais, arrow functions e até mesmo o uso de métodos de string como split() e reverse(). Uma pequena sugestão é considerar o uso de const para declarar funções que não serão redeclaradas, como em suas funções nome() e palavra(). Isso ajuda a prevenir reatribuições acidentais:

// Versão original
function nome(nome) {
    return `Eu me chamo ${nome}`;
}

// Versão usando const e arrow function
const nome = (nome) => {
    return `Eu me chamo ${nome}`;
};

// Ou, de forma ainda mais concisa
const nome = nome => `Eu me chamo ${nome}`;

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!