Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pq precisa ser a variavel df

Olá pessoal.

Minha duvida é que quando mudamos o nome da variavel q vai receber a concatenação dos dataframes, o resultado não dá certo. Exemplo: ao invés de deixar df, coloquei db e eis o resultado: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora se apenas alterar para df aonde está db, funciona normalmente: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Em tese deveria funcionar com db, já q é uma variavel q está recebendo a concatenção dos DataFrames df + moedas. Na minha tese, colocando df, estou sobrescrevendo a variavel que até então era o DataFrame criado com o formato para receber os calculos. Enfim.. Não consegui entender.. Alguém consegue explicar por favor? vlw!

2 respostas
solução!

Oi, Diogo! Tudo bem com você?

No código utilizado o laço de repetição concatena uma coluna do DataFrame moedas por vez, pois no método pd.concat é colocado como parâmetro apenas a coluna específica de moedas para serem unidas a df.

No algoritmo utilizando o df ocorre uma atualização de valores, ou seja, o DataFrame df vai adicionando as colunas de moedas a cada iteração, ao seu DataFrame do seguinte modo:

1° iteração

Facesm1
cCara25
CCoroa25

2° iteração

Facesm1m2
cCara2526
CCoroa2524

3° iteração

Facesm1m2m3
cCara252619
CCoroa252431

4° iteração

Facesm1m2m3m4
cCara25261923
CCoroa25243127

5° iteração (última coluna)

Facesm1m2m3m4m5
cCara2526192325
CCoroa2524312725

Você pode observar esses resultados colocando um print(df) ao final da atribuição:

for item in moedas:
    df = pd.concat([df, moedas[item].value_counts()], 
                    axis = 1)
    print(df,'\n\n')

Com o uso do objeto db não há essa atualização, e o objeto apenas coleta as últimas concatenações com as colunas de moedas como mostrado abaixo:

1 ° iteração

Facesm1
cCara25
CCoroa25

2 ° iteração

Facesm2
cCara26
CCoroa24

... E assim continua até a 5 ° iteração

Facesm5
cCara25
CCoroa25