1
resposta

Porque utilizar a herança com base na classe StatelessWidget ou StatefulWidget e não diretamente da Column?

Em outras palavras, porque vamos pegar um ramo diferente da hierarquia de classes do Flutter para retornar uma Column?

1 resposta

Opa Eduardo, tudo bem?

Eu também fiquei bem pensativo e fui pesquisar em relação essa questão de ir sempre para Stateless Widget, quando poderíamos ir por uma Column, ou até uma função que retornasse um widget ao invés de utilizar herança

Fazendo o curso de Flutter do Google e uma das grandes razões que eu vejo é a filosofia de "Valorize composição ao invés de Herança", então a base de fazer o extend ou do Stateless, ou do Stateful e de lá criar o nosso Widget customizado compondo com os que já existem dentro do framework, da mesma forma que o Container faz também essa extensão, ou o Column que se descermos a hierarquia chegamos também no Widget

Então nesse sentido a não ser quando queremos algum comportamento bem específico visual ou de gestos, faz mais sentido fazer a extensão pelo Stateless e criar um componente e dessa forma ainda conseguimos garantir a qualquer momento a mudança para um Stateful ao invés de uma refatoração completa caso optássemos pela herança :)

Abraços!