Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] SWIFT ou Carreira Mobile?

Eu estou estudando a linguagem SWIFT na plataforma, buscando a minha primeira oportunidade na área. Entretanto eu notei que no modelo “carreiras” existe apenas uma opção para Mobile sendo ela para desenvolvimento com Flutter. Por tanto gostaria de saber se para mim que estou procurando a primeira oportunidade na área, seria mais interessante estudar a carreira de mobile com Flutter por ser multiplataforma ou continuar estudando SWIFT que é para desenvolvimento nativo? O Flutter me dá mais opções e versatilidade?
Obrigado.

2 respostas
solução!

Oii, Alex.

Pra fazer uma escolha consciente, é importante entender a natureza de cada um:

• Swift: É a linguagem oficial da Apple para criar aplicativos nativos (iOS, iPadOS, macOS). Estudar Swift significa mergulhar profundamente no ecossistema da Apple. O desempenho é o melhor possível, pois o código se comunica diretamente com o hardware.
  • Flutter: É um kit de desenvolvimento criado pelo Google. Ele permite que você escreva um único código que funciona tanto em Android quanto em iOS. Ele utiliza a linguagem Dart.

Qual caminho escolher para a primeira oportunidade?

A resposta depende do tipo de empresa onde você deseja trabalhar e de como está o mercado na sua região.

1. A versatilidade do Flutter

Sim, o Flutter oferece mais versatilidade no sentido de que você entrega um produto para duas plataformas simultaneamente.

• Vantagem: Muito procurado por startups e empresas de médio porte que precisam reduzir custos e tempo de desenvolvimento.
  • Para o iniciante: Pode haver um volume maior de vagas pra perfis juniores, já que muitas empresas estão adotando essa tecnologia para validar ideias rapidamente.

2. A especialização do Swift (nativo)

Embora pareça mais restrito por focar apenas em iOS, o mercado de desenvolvimento nativo é sólido.

• Vantagem: Grandes corporações (bancos, e-commerces gigantes e redes sociais) geralmente preferem o desenvolvimento nativo pra garantir a melhor experiência de usuário e segurança.
  • Para o iniciante: O aprendizado do Swift e do framework SwiftUI ensina conceitos fundamentais de engenharia de software e padrões de projeto que são muito valorizados.

Tabela Comparativa:

CritérioSwift (Nativo)Flutter (Multiplataforma)
LinguagemSwiftDart
AlcanceApenas ecossistema AppleiOS e Android
Curva de aprendizadoMédia/Alta (exige Mac)Média
DesempenhoMáximo possívelMuito alto (mas não nativo)
Foco de mercadoGrandes empresas e apps complexosStartups e projetos ágeis

Minha recomendação para você:

Se o seu objetivo principal é entrar no mercado o mais rápido possível e você percebe que as vagas na sua região pedem muito o desenvolvimento híbrido, a carreira de Flutter pode abrir portas mais rapidamente pela agilidade que o framework proporciona.

O conhecimento que você já adquiriu em Swift não será perdido. A lógica de programação e a compreensão do ciclo de vida de um aplicativo mobile são conceitos que você levará para o Flutter ou qualquer outra tecnologia.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Boa noite. Lorena a sua orientação foi muito instructiva. Eu vou procurar por você no Linkedln. Obrigado.