boa tarde sei que restcontroller atende ao padrão rest devidi ao responsebody, porque? pq ter responsebody deixaria de acordo com rest??
boa tarde sei que restcontroller atende ao padrão rest devidi ao responsebody, porque? pq ter responsebody deixaria de acordo com rest??
Oiii Jade! Tudo bem?
Na verdade, a anotação @RestController é quem indica para o Spring que estamos trabalhando com o padrão REST. Mas essa é uma indicação! Eu digo pro Spring que vou utilizar o padrão REST e ele me fornece várias ferramentas para fazer isso. Só que eu posso simplesmente acabar não usando o REST, nada me garante que estou usando 100% o padrão.
Quando a gente usa a anotação @RestController em uma classe, ela faz com que todos os métodos da classe tenham automaticamente a anotação @ResponseBody. E a anotação @ResponseBody nos ajuda a deixar a aplicação no padrão REST, pois, sem ela, se mapeamos algum endereço, o Spring entende que é algo que está dentro da nossa aplicação, como um arquivo, por exemplo. O @ResponseBody vai entender que esse é um endereço de uma página da web, obedecendo ao princípio do REST de comunicação via protocolo HTTP.
Espero ter ajudado! Caso tenha alguma dúvida, não deixe de responder aqui!
Abraços e bons estudos!