1
resposta

Porque usar responsebody?

boa tarde sei que restcontroller atende ao padrão rest devidi ao responsebody, porque? pq ter responsebody deixaria de acordo com rest??

1 resposta

Oiii Jade! Tudo bem?

Na verdade, a anotação @RestController é quem indica para o Spring que estamos trabalhando com o padrão REST. Mas essa é uma indicação! Eu digo pro Spring que vou utilizar o padrão REST e ele me fornece várias ferramentas para fazer isso. Só que eu posso simplesmente acabar não usando o REST, nada me garante que estou usando 100% o padrão.

Quando a gente usa a anotação @RestController em uma classe, ela faz com que todos os métodos da classe tenham automaticamente a anotação @ResponseBody. E a anotação @ResponseBody nos ajuda a deixar a aplicação no padrão REST, pois, sem ela, se mapeamos algum endereço, o Spring entende que é algo que está dentro da nossa aplicação, como um arquivo, por exemplo. O @ResponseBody vai entender que esse é um endereço de uma página da web, obedecendo ao princípio do REST de comunicação via protocolo HTTP.

Espero ter ajudado! Caso tenha alguma dúvida, não deixe de responder aqui!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!