2
respostas

Porque limitar o WIP

Queria trazer um tópico para discussão e obter opiniões. Na aula "Porque limitar o WIP" vimos como exemplo a inclusão de um novo integrante na equipe, o que não me parece a maior motivação para a limitação do WIP. Incluir novos integrantes na equipe pode ser uma necessidade se, mesmo com o WIP "ideal", não temos um lead time ideal. Claro que a inclusão de novos integrantes vai afetar o lead time inicialmente (e consequentemente a vazão), mas considero isso um investimento e não um custo. Ao se incluir novos integrantes é importante avaliar em que etapa do fluxo ele será incluído e ter ciência desse "soluço" nas métricas, certo? Acredito que uma motivação ou exemplo melhor para limitar o WIP seja o simples fato de que uma pessoa executa apenas uma tarefa de cada vez... isso significa que, quando uma pessoa puxa mais de uma tarefa, o provável é que uma delas vai ficar aguardando por um tempo (enquanto se está atuando na outra) e contando lead time, não?

Por favor, me digam suas opiniões sobre isso.

2 respostas

Oi, Maurício

Acredito que sua reflexão é muito comum. Vejo isso como uma sugestão frequente onde trabalho: aumentar time para ser mais rápidos. Achei um artigo interessante que apresenta alguns pontos cientificos para explicar porque o multitaking tem sido compreendido como redutor de produtividade, ao contrário do que se dizia há algum tempo.

O trecho mostra por exemplo que "a mente tem um tempo de latência para estarmos completamente imersos em uma atividade. Quando é interrompido, demoramos até 10 vezes mais para focar novamente" e que "ser um adepto do multitasking pode causar mais chances de errar em alguma das atividades, especialmente se envolvem pensamento crítico", como as atividades de desenvolvimento.

Diante disso, o princial fator para limitar o WIP é a próprio queda da produtividade e os prejuízos para a qualidade do trabalho e da vida das pessoas envolvidas.

O texto completo está aqui: https://www.napratica.org.br/multitasking-mito-razoes-cientificas/

Abraços!

Oi, Luíza. Tudo bem?

Obrigado pela contribuição, vou ler o artigo sim e volto pra comentar sobre ele.

Mas, acho que posso não ter me expressado bem. Eu também concordo que multitasking tem um custo considerável e já fui forçado a viver isso na prática. O "tempo de chaveamento" entre assuntos/temas consome recursos que não se pagam pela prática do multitasking. Então, quanto a isso estamos fechados.

O que questionei foi o exemplo dado no vídeo sobre limitar o WIP, que não falava de multitasking, mas da inclusão de um novo integrante na equipe e do esforço que isso geraria para um dos integrantes pré-existentes em treiná-lo. Ora, o aumento da equipe de trabalho pode ser uma necessidade em um eventual aumento de demanda e, nesse sentido, pode ser inevitável. Por outro lado, o tempo gasto do integrante pré-existente (espera-se) para esse treinamento deve ser finito (até o novo integrante se adaptar). Então, o exemplo em si (inclusão de um novo integrante) não me pareceu uma motivação boa para limitação do WIP. Eu entendo que motivos melhores seriam o que mencionei (a incapacidade de uma pessoa trabalhar em duas tarefas ao mesmo tempo) e, inclusive, a que você mencionou (o multitasking inerente, caso se tente adicionar mais tarefas com uma equipe do mesmo tamanho). Não sei se fui mais claro agora.

Obrigado mesmo por contribuir. Eu não frequento muito o fórum, mas toda vez que venho é uma grata surpresa o apoio dos colegas.

Abraço.

Mauricio.