Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Porque isso aconteceu?

Pessoal estou estudando C pra um concurso e queria que alguém me explicasse, pode ser comentando linha a linha o que acontece nesse código:

#include<stdio.h>

int main(){
    int a[][4]={1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12};
        //aqui eu entendi que como ele omite o número nos primeiro parenteses o número seria 3 (3 linhas, 4 colunas)
    int i;
    for(i=0;i<3;++i){
        //For vai de 0 a 2... (0,1,2)
        printf("%d",*(a[i]+1));
        // Pelo resultado, entendi que a[0] seria equivalente a a[0][0]
        // e que que a[1] seria equivalente a a[1][0]
         // ele só omitiu o valor correspondente à coluna
        // e o +1 seria pra andar uma casa para a direita, gerando o resultado abaixo
        // mas gostaria de entender o conceito por trás disso
        // e se possível saber qual seria o equivalente a esse expressão
        // usando o nosso famoso a[1][0]~de outras linguagens
    }
}

O resultado é 2610

2 respostas
solução!

Oi Rafael.

Para tudo fazer sentido você precisa ter em mente que C é uma linguagem que utiliza aritmética de ponteiros. Ponteiros são nada mais do que endereços. Quando queremos acessar o endereço de uma variável usamos o prefixo & antes da mesma, um exemplo clássico está na função scanf, que recebe como parâmetro o endereço da variável que você deseja ler. Agora, quando queremos acessar o conteúdo de um endereço usamos o prefixo *, usado nesse código que você mandou por exemplo.

Sabendo disso, você precisa saber que em C, matrizes e vetores são internamente representados como endereços, por exemplo, se eu declaro um vetor

int v[3];

A linguagem guarda em v o endereço da primeira posição do vetor, sendo assim,

v[0] é equivalente a *(v)
 v[1] é equivalente a *(v + 1)
 v[2] é equivalente a *(v + 2)

Outra coisa importante é que o C guarda matrizes e vetores sequencialmente e por linha na memória, isso significa que se você tem uma matriz