Leandro, tudo bom?
A gente tem que sempre ponderar, no caso o Ágil não é bala de prata e deve ser aplicado a uma determinada classe de problemas: os complexos. A maioria dos softwares que criamos tem essa características, mas falando de produtos de forma geral nem todos se beneficiariam do método Ágil.
Fazendo essa ponderação passamos a questão das empresas ainda não terem o mindset Ágil na sua cultura. Mesmo eles não sabendo exatamente o que querem ficam receosos quando uma consultoria diz que vai entregar algo, que ainda não sabem exatamente o que é, e no final talvez entreguem algo que não seja nada daquilo que foi planejado.
Nós como agilistas vemos isso como normal, afinal no início o cliente não sabe o que quer (ele talvez ache que sabe) exatamente, e vamos aos poucos construindo aquela solução realizando o que traz maior valor primeiro.
Concordo que para alguém do comercial vender essa ideia dessa forma em ambientes tradicionais não é fácil. Mas alguns anos atrás tenho a impressão que havia muito mais resistência e que hoje as empresas estão muito mais abertas.
Algumas ainda insistem em trabalhar com horas/homem, mas aos poucos isso está mudando e a mentalidade das empresas ficando mais aberta.