1
resposta

Porque continuar usando a Linguagem JAVA?

Estou iniciando o curso de Java JRE e JDK, e nas primeiras aulas falando sobre a JVM, foi dito que outras linguagens também conseguem gerar o bytecode. Com isso fiquei me perguntando do porque continuar usando a Linguagem JAVA, que tem uma sintaxe semelhante ao C++(que são necessárias várias linhas de código), se podemos usar outras linguagens mais atuais (que usam menos linhas de código) e continuar aproveitando da JVM e do Bytecode?

1 resposta

Olá, Renan! Tudo certo?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Como você mesmo disse, a tecnologia da Java Virtual Machine (JVM) e do Bytecode é utilizada por muitas linguagens, como Kotlin, Groovy e jRuby (implementação de Ruby para a JVM). Mas também devemos compreender que existem linguagens diferentes para objetivos diferentes: Javascript é muito utilizado para desenvolvimento web, Python para Ciência de Dados e assim por diante. Utilizar Java nos dá todos os benefícios da JVM e, além deles, podemos contar com uma comunidade muito forte. Há também muitos frameworks - estruturas de código que auxiliam no desenvolvimento de softwares - disponíveis no mercado, como todo o ecossistema Spring. Com tudo isso, conseguimos muitas possibilidades para explorar com a linguagem: backend no desenvolvimento web, aplicativos para desktop e mobile.

Quando falamos de linguagens mais recentes “competindo” com Java, ela acaba sendo mais utilizada, devido aos sistemas legados (softwares desenvolvidos a muitos anos atrás e que até hoje são vitais para o funcionamento da empresa). Ao desenvolver software, torna-se tanto mais produtivo, quanto menos custoso utilizar um código arcaico com que já se tem costume de trabalhar, ao invés de modificar um sistema completo já existente para adotar uma linguagem nova. Por todos esses motivos, Java ocupa a terceira posição do ranking da Tiobe - uma lista das linguagens mais populares de cada mês, feita com base nas pesquisas utilizando o nome da linguagem como palavra-chave -, sendo, portanto, uma das linguagens mais utilizadas dentre as centenas utilizadas.

Imagem com fundo cinza que contém uma tabela de 6 colunas que são: May 2022, May 2021, Change, Programming Language, Ratings, Change. A tabela possui 5 linhas, na primeira colocação, dada pela coluna May 2022, está Python, a segunda a linguagem C, a terceira é a linguagem Java, a quarta, C++ e a quinta linha, C# (C Sharp). Existe uma comparação entre May 2022 e May 2021: Python teve crescimento na primeira coluna de Change indicada pela seta verde e a linguagem C, teve um decaimento, que é indicado por uma seta vermelha.  Quanto a porcentagem de busca na coluna de Ratings, Python lidera com 12.74% e a quinta posição teve 6.39% de crescimento. A segunda coluna de change, com a variação das  porcentagens de busca, tem +0,86% em Python na primeira linha, -1,80% em C na segunda, -0,74% em Java na terceira, +1,01% em C++ na quarta linha e +1,98% em C# na última linha.

Como está conhecendo a linguagem Java agora, talvez você acredite que ela possui muitas linhas “a mais” do que deveria possuir. Porém, quando tiver mais contato com a linguagem, verá que isso é só um detalhe e que todas as linhas fazem sentido! A escolha da linguagem vai depender do gosto, do escopo do problema que se quer resolver e de como ela se encaixa ou não na resolução desse problema.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro, e caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente. Te desejo ótimos estudos, abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software