Minha dúvida é entender por que o uso desses numerais 500, 400, 300, 200. Entendo que é para uma melhor semântica para ajudar o desenvolvedor mas gostaria de enteder melhor sobre essa numeração?
Minha dúvida é entender por que o uso desses numerais 500, 400, 300, 200. Entendo que é para uma melhor semântica para ajudar o desenvolvedor mas gostaria de enteder melhor sobre essa numeração?
Daí Rodrigo, como vai?
Cara, e se eu te falar que quando eu comecei a estudar sobre isso, eu pesquisei MUITO, mas MUUUUUUITO mesmo até conseguir encontrar alguma informação sobre. Assim, sendo sincero, acredito muitos design systems por aí hoje só utilizam desses números porque estão seguindo o flow do Material Design, mas a teoria real por trás é que esses números tem relação com o valor de peso das fontes.
Pensa só: cada peso da fonte (Thin, Light, Regular, Bold...) tem um valor numérico diferente que define o quão grosso será o traçado.
O nível do traçado indica o quão espesso e relevante será a tipografia, concorda comigo? Da mesma forma, passaram isso para nomear cores, entendendo que o "100" é o nível mais claro, e o "500" o mais escuro, e assim por diante.
Mas essa é só uma maneira de nomear cores, e que o pessoal acaba utilizando quando possuem paletas de 9-10 cores. Se vc for trabalhar com paletas menores, eu tenho uma recomendação de nomenclatura que vai ser muito melhor pra vc: