11
respostas

Por favor, alguém já utilizou o método Waterfall na prática?

Por favor, alguém já utilizou o método Waterfall na prática?

11 respostas

Oi Leandro,

Eu já usei sim.

Olá Juliano! Muito obrigado por responder! Por favor, você poderia me explicar melhor como funciona?

Usamos até hoje. E entendo que o waterfall é uma boa metodologia para desenvolvimentos onde já se sabe o que é necessário ser feito, como correções de defeitos, ou manutenção de sistemas legados.

Oi Leandro, tudo bem? O modelo waterfall ele é muito pouco usado hoje em dia em projetos por conta do crescimento das metodologias ágeis, pois ficou comprovado seus pontos negativos.

Conforme dito pelo Pablo, ele ainda é usado mas existem contextos espefícicos.

Basicamente ele acontece em etapas. A primeira etapa era de requisitos. Você fazia toda uma etapa. Depois que terminasse você iria para a seguintes e assim sucessivamente.

vide mais informações https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata

Os principais problemas eram: 1) Você levava muito tempo para chegar na etapa de entrega e gerar algum valor para o cliente 2) Quando chegava no momento de entregar muitas vezes as necessidades mudavam, o negócio mudava e o escopo estava obsoleto 3) Dificuldade em trabalhar com mudanças. Depois que fechou a etapa de requisitos, o que foi levantado precisa seguir até o final.

Quando usar cascata: Se for um projeto de curto prazo, tipo algumas semanas ou 2 semanas. Se o escopo for fechado e ter certeza que não vai mudar, você pode usar cascata.

Exemplo: Você tem uma mudança legal e que o projeto vai durar no máximo 1 semana. Você poderia fazer cascata, pois sabe que a lei não vai mudar nesse período e é um período muito curto.

Caso tenha mais dúvidas é só mandar. Se não pode marcar essa resposta como conclusão.

abs Juliano

Muito obrigado pela atenção e disponibilidade em me responder Juliano! Abraços!

Muito obrigado pela atenção e disponibilidade em me responderem Pablo e Juliano! Abraços!

Utilizei durante alguns anos. E com certeza o método ágil é melhor. Em um projeto grande, de +/- 6 meses, na entrega tivemos que reescrever 70% do sistema devido a mudança de gerencias e consequentemente processos.

Excelente explicação Juliano, obrigado. Os métodos ágeis mudaram a maneira de fazermos projetos, mas as vezes, digos as vezes é preciso combinar as vantagens de outros métodos para dar mais segurança ao negócio, projeto e envolvidos!

@Leandro Ferreira, acredito que utilizamos esse modelo mesmo sem saber, é o mais comum em projetos. Pelo que vi até aqui ele é muito vinculado ao diagrama de Gantt.

Leandro, o método ágil é o queridinho da vez e o pessoal tá usando pra tudo. Mas a Engenharia Civil por exemplo e mesmo projetos de implantação de infraestrutura usam bastante o modelo cascata. Eu uso e já usei muito em projetos de infra. Entretanto é interessante a mentalidade ágil mesmo no cascata pois vc não fica tão reativo à mudanças (que é muito mais difícil de fazer mas é possível). Para auxiliar na tomada de decisão utilize o método: Cynefin. Se o projeto for muito óbvio e simples e vc utilizar o conceito ágil pode sair até mais caro.

Como dito no curso, não existe método melhor ou pior. Existe o mais adequado a necessidade do momento. Citaram ai, waterfall com escopo bem definido no início (e dai com pouca chance de mudança) e excelente. Em casos de escopo indefinido, modelos ágeis na cabeça

Importante, uso de métodos ágeis, não necessariamente irá fazer uma entrega final em menor tempo.

Quando se usa métodos ágeis, existe sempre uma maior abertura para a mudança, a conhecida teoria do Jack (já que está mexendo, faz mais isto, muito comum no mundo da TI).

Outro ponto importante: Metodologias, frameworks, melhores práticas são FERRAMENTAS, e você como um bom profissional tem que saber exatamente quando usar uma ferramenta para sanar um problema ... e mais ... conhecer várias ferramentas para se apoiar.