Esse trecho do texto não entendi. Não foi pedido para colocar nenhum ponto-e-vírgula.
Não se esqueça do ponto e vírgula que separa o path anterior desse novo path que estamos colocando.
?
(Mas a instalação parece que deu certo)
Esse trecho do texto não entendi. Não foi pedido para colocar nenhum ponto-e-vírgula.
Não se esqueça do ponto e vírgula que separa o path anterior desse novo path que estamos colocando.
?
(Mas a instalação parece que deu certo)
Bom dia,
Quando você estiver editando a variável Path do Windows, notará que cada valor é separado por ponto-e-vírgula.
Se a sua Path estava assim:
path_de_exemplo_1;path_de_exemplo_2
E você precisa adicionar o Java no Path, vai ter que adicionar um ;
path_de_exemplo_1;path_de_exemplo_2;
E ai sim colocar o novo valor do path do Java:
path_de_exemplo_1;path_de_exemplo_2;%JAVA_HOME%\bin
Isso assumindo que se criou antes a variável JAVA_HOME, que o tutorial explica.
Espero ter ajudado, abraço.
"Clique no botão Novo para adicionar uma nova variável: seu nome é PATH (tudo maiúsculo) e seu valor será o %JAVA_HOME%."
Foi exatamente o que eu fiz. Cliquei em NOVO e criei uma variável PATH. Agora minha variável PATH não é o meu PATH? É isso?
Quando criei a variável PATH coloquei no campo valor %JAVA_HOME%
mas não tinha nenhum valor antes. Ou seja, não acrescentei nada.
Não se cria uma nova variável Path. Path é uma variável de ambiente que já existe no Windows. A variável que se cria é a JAVA_HOME, com o valor C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_80 por exemplo.
Ai você EDITA a variável Path que já existe no Windows, ela já terá diversos itens nela, você apenas garante que tenha um ; no final, e adicionar %JAVA_HOME%\bin.
Veja coloquei um print pra ajudar: http://imgur.com/a/ozuAO
Cria a variável JAVA_HOME.
Editar a variável Path, e configurar conforme falamos.
Abraços.
E o que significa isso:
"Clique no botão Novo para adicionar uma nova variável: seu nome é PATH (tudo maiúsculo) e seu valor será o %JAVA_HOME%."
?
A minha variável PATH tem apenas o valor %JAVA_HOME%\bin
Se no curso está errado, você precisa reportar para os responsáveis no caso. Estou apenas te ajudando a fazer certo para que funcione.
Acho que esse trecho deixa claro:
Agora vamos alterar a variável PATH. Não crie uma variável nova, altere a variável PATH que já existe. Escolha ela e clique em Editar. No final do valor atual complemente com o valor %JAVA_HOME%\bin. Não se esqueça do ponto e vírgula que separa o path anterior desse novo path que estamos colocando.
Você chegou a ler o parágrafo logo após este que você postou??
Reporte o erro do primeiro parágrafo para a Alura, aqui pode ser um canal não muito bom para isso, sugiro mandar e-mail para o contato@alura.com.br. Mas bastava ler o próximo parágrafo que tinha informação que ajudaria a resolver.
Veja como está no meu: http://imgur.com/kVAvzR7
Observei que o PATH do campo de Variáveis de Usuário não é o mesmo que eu criei, pois ele está assim Path. Mas ele não existe no campo Variáveis de Sistema.
E claro que li só que esse parágrafo está logo após o parágrafo que manda eu criar. Logo, não fica muito fora de sentido. Uma vez que eu criei, eu só vou alterar.
Por padrão sempre existe uma Path nas variáveis de sistema. Se não tem, alguma coisa de estranho tem neste Windows, deveria ter. Ou foi apagado, não tem como dizer.
Você olhou essa lista inteira e não existia a Path mesmo?? Configure na variável para o seu usuário, adicionando o %JAVA_HOME%\bin e teste. Você é administrador do sistema operacional?
Sou. Emerson, fiz um teste agora e percebi o seguinte. Cliquei em NOVO para criar uma variável, e coloquei com o nome PATH, e coloquei a letra D como valor.
O que aconteceu? Aconteceu que essa nova variável PATH substituiu a primeira que tinha o valor %JAVA_HOME%\bin e provavelmente foi isso que aconteceu com a PATH original. Uma vez que eu li crie uma variável de nome PATH fui lá e criei e o campo valor estava vazio, então preenchi com valor %JAVA_HOME%\bin. Assim que dei OK provavelmente substitui a primeira.
E agora o que eu faço? Altero a variável de usuário mesmo?
O meu java está funcionando normalmente, os comandos javac -version / java -version
que fiz no cmd não apresentaram problemas.
Isso vai prejudicar o meu SO?
Por padrão em um Windows 7 por exemplo, tem isso aqui na Path:
%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\
Quando você instala qualquer coisa a mais, ela vai sendo atualizada. Ao instalar o Google Chrome por exemplo, ele insere um valor na Path, e por ai vai. Então pode afetar sim o funcionamento de alguma coisa no SO. E se tinha outros programas instalados como um MySQL, Skype também, etc. qualquer coisa de terceiros, vai ter sumido o valor de Path deles.
Sugiro que você teste tudo que tinha instalado e utiliza no seu Windows e veja se está funcionando normalmente. Só de ter uma variável chamada Path com a configuração que o Java precisa ele vai reconhecer e vai funcionar sim, normal.
Caramba! Complicado isso hein! Eles não podem induzir um erro desses! Vou verificar. Obrigado.
Não deixe de mandar o e-mail para contato@alura.com.br explicando o ocorrido e sugerindo a alteração do texto em questão.
Isso é contribuir com a comunidade, ajudará a todos.
Abraços.
Galera, recebemos o contato de vocês e viemos averiguar. Realmente havia uma explicação meio estranha, mas já corrigimos, deixando as instruções de instalação mais claras e com um exemplo simples de como ficaria a alteração.
Geovane, se a variável Path ou PATH ainda não existia em suas variáveis do sistema, não tem com o que se preocupar, pois nenhum conteúdo foi perdido.
Porém, se descobrir que há alguma coisa que não está funcionando corretamente, não hesite em vir pedir ajuda aqui pra resolver. Estamos aqui pra isso!
Mais uma coisa, galera, não sei como cada uma das versões do Windows reage pois isso mudou pelo menos no 10. Fiz um teste em uma máquina que tenho disponível com Windows 10 aqui e ao adicionar, do seguinte modo, as duas variáveis no bloco Variáveis para o usuário X tudo funcionou perfeitamente:
Variable Value
JAVA_HOME C:\teste
Path %JAVA_HOME%\bin
Ao entrar no prompt e imprimir a variável, pude conferir que o conteúdo da variável de usuário Path foi adicionado ao conteúdo da variável de sistema Path.
Se não me engano, no Windows 7 você precisa editar a variável Path nas próprias variáveis do sistema, mas esta parte está bem explicada no trecho mencionado pelo Emerson:
Agora vamos alterar a variável PATH. Não crie uma variável nova, altere a variável PATH que já existe. Escolha ela e clique em Editar. No final do valor atual complemente com o valor %JAVA_HOME%\bin. Não se esqueça do ponto e vírgula que separa o path anterior desse novo path que estamos colocando.
Se alguém tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar por aqui no fórum (o time está sempre atento!) ou pelo email contato@caelum.com.br.
Abraços!