Olá Lucas, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Nem todos os métodos são adequados para o uso de expressões lambda. A possibilidade de usar lambdas depende do contexto e da assinatura do método em questão. As lambdas são mais adequadas quando você precisa passar comportamentos como parâmetros, como em interfaces funcionais como classes de Comparator
, Runnable
, Consumer
, entre outras. Ou seja, as expressões lambda não são aplicáveis diretamente a classes, pois são usadas para implementar interfaces funcionais, e não classes. Na prática, para usar lambdas
em métodos próprios, teríamos o seguinte código:
public interface MinhaInterfaceFuncional {
void meuMetodo();
}
public class TesteLambda {
public static void main(String[] args) {
MinhaInterfaceFuncional minhaLambda = () -> {
System.out.println("Executando minha lambda");
};
minhaLambda.meuMetodo();
}
}
Quanto a usar lambdas, não é uma obrigação e devemos usar com cautela, pois embora seja uma ferramenta poderosa, o uso de lambdas em alguns casos pode comprometer a clareza do código. Ou seja, em alguns casos, o uso de uma expressão lambda pode tornar o código mais conciso e legível, enquanto em outros casos pode ser preferível usar uma abordagem mais tradicional e explícita.
Caso queira se aprofundar no assunto de lambdas
, recomendo a leitura do artigo abaixo:
Observação: O conteúdo recomendado está em inglês, comum na área da tecnologia, utilize o tradutor para melhor compreensão.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!