Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Podemos usar Lambda em todos os métodos?

Eu tentei implementar a função Lambda em um método que inventei, mas não consegui e me bateu essa dúvida: tem como usar Lambda em todos os métodos? Como por exemplo no método depositar na Classe Conta? Ou as Lambdas são usadas somente dentro de métodos de comparação? E caso tenha, devemos sempre usar Lambdas?

1 resposta
solução!

Olá Lucas, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Nem todos os métodos são adequados para o uso de expressões lambda. A possibilidade de usar lambdas depende do contexto e da assinatura do método em questão. As lambdas são mais adequadas quando você precisa passar comportamentos como parâmetros, como em interfaces funcionais como classes de Comparator, Runnable, Consumer, entre outras. Ou seja, as expressões lambda não são aplicáveis diretamente a classes, pois são usadas para implementar interfaces funcionais, e não classes. Na prática, para usar lambdas em métodos próprios, teríamos o seguinte código:

public interface MinhaInterfaceFuncional {
    void meuMetodo();
}

public class TesteLambda {
    public static void main(String[] args) {
        MinhaInterfaceFuncional minhaLambda = () -> {
            System.out.println("Executando minha lambda");
        };

minhaLambda.meuMetodo();
    }
}

Quanto a usar lambdas, não é uma obrigação e devemos usar com cautela, pois embora seja uma ferramenta poderosa, o uso de lambdas em alguns casos pode comprometer a clareza do código. Ou seja, em alguns casos, o uso de uma expressão lambda pode tornar o código mais conciso e legível, enquanto em outros casos pode ser preferível usar uma abordagem mais tradicional e explícita.

Caso queira se aprofundar no assunto de lambdas, recomendo a leitura do artigo abaixo:

Observação: O conteúdo recomendado está em inglês, comum na área da tecnologia, utilize o tradutor para melhor compreensão.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!