Nathalya, tudo bom?
A burocracia pode existir (não deveria) entre as áreas, principalmente em organizações que tem suas áreas formando silos. Assim, cada silo fica isolado dos outros como se fossem empresas separadas.
Existem alguns pontos que você pode explorar nessa relação quando falamos do desenvolvimento de software, vou colocar aqui alguns e em todos leia "burocracia" quando tratar de relações de forma geral.
Você pode inicialmente verificar a distância da TI com as áreas de negócio, qual a relação que existe entre essas áreas? Apenas abertura de chamados ou entre elas há uma troca de visão estratégica?
Quando há um projeto para essas áreas o acesso aos usuários chave é facilitado ou há uma barreira para acessar esses usuários? Nesse mesmo processo, as regras de negócio são coincidentes entre os usuários chaves e as hierarquias superiores a eles? Ou são divergentes?
Os requisitos são criados e validados com total participação da área (isso pode ter uma gradação de excelente à péssimo).
As prioridades são bem claras para toda a organização? E as gerências e diretorias estão alinhadas com essa prioridade e respeitam isso?
Pode parecer subjetivo, mas cada ponto desse pode ser mapeado em um processo e avaliado. Tanto para comparação entre áreas como para a organização como um todo. Espero ter ajudado!