1
resposta

Plot e adicionando os eixos

fig = plt.figure(figsize=(15, 8))
eixo = fig.add_axes([0, 0, 1, 1])

Porque é colocado na função add_axes() a lista [0, 0, 1, 1]? Entendi que seriam os pontos onde os eixos x e y serão desenhados, mas porque [0, 0, 1, 1]?

1 resposta

Oi, Pedro! Tudo bem por aí?

A lista [0, 0, 1, 1] é usada para delimitar a posição e o tamanho dos eixos na figura. Essa lista contém quatro valores, que são, respectivamente: a posição do eixo x, a posição do eixo y, a largura e a altura dos eixos. Nesse sentido, temos que os eixos começam na posição 0,0 (canto inferior esquerdo da figura) e se estendem até a largura e altura máximas da figura (1,1), ou seja, os eixos ocupam toda a figura!

Esses valores foram escolhidos para que o nosso gráfico ocupasse a área total da imagem (100%). Se trocássemos os valores para, por exemplo, 0, 0, 0.8, 0.8], o gráfico passaria a ter 80% da largura e da altura original — considerando o tamanho informado em figsize=(15, 8)).

Sendo assim, é como se estivéssemos alterando a escala do nosso gráfico, mantendo-o proporcional à largura e à altura informadas em figsize.

Espero que tenha ficado mais claro, Pedro! Se surgirem novas dúvidas, estarei por aqui.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software