Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Plano de gerenciamento do projeto

O exercício diz que o plano de gerenciamento do projetos não deve conter documentos como estimativas de custos e duração, acordos, documentos de requisitos, métricas de qualidade, entre outros.

Peço por favor que me ajudem a compreender o plano do projeto, pois o meu entendimento foi que todos os documentos produzidos como no exemplo, cronograma, escopo, métricas de qualidade, documento de requisitos e etc... podem estar anexos ao plano de projeto. Está errado? Alguém tem algum template para compartilhar?

4 respostas

O "Plano de Gerenciamento do Projeto" é um documento onde são "listadas as regras" de como ocorrerá o gerenciamento do PROJETO. Parece estranho mas é bem isso mesmo; bastante abrangente sobre COMO CONDUZIR o projeto num todo. Daí se você fechar ("der um zoom") dentro de cada área de conhecimento em específico então você terá o "Plano de Gerenciamento da Área de Conhecimento", ou seja; tudo o que for especificidade pertinente à área de conhecimento X, deve estar dentro do "Plano de Gerenciamento da Area X" e não dentro do plano de gerenciamento do projeto. Uma outra forma de explicar esse conceito é como se o plano de gerenciamento do projeto tivesse O QUE SERÁ gerenciado dentro do projeto, como por exemplo, gerenciarei custos, qualidade, recursos, etc. Enquanto que o plano de gerenciamento de custos vai tratar COMO SERÁ FEITO o gerenciamento dos custos e daí por diante. Como se (grosseiramente falando) o plano do projeto fosse um resumo enquanto que as demais áreas terão temas específicos com o detalhe de como serão feitos os trabalhos em cada um dos temas.

Oi Anderson, obrigado pela resposta.

Compreendi os exemplos, dessa forma o plano de gerenciamento do projetos no geral não é um documento muito extenso certo?

Antes da sua resposta eu imaginava que dentro do plano de gerenciamento do projeto eu deveria ir descrevendo o plano de gerenciamento de cada área do conhecimento, dessa forma imaginava um documento gigante.

Se você tiver o link de algum documento de referencia para eu visualizar seria muito bacada.

Att. Luciano

solução!

Sempre que tiver esse tipo de dúvida; pesquise por "Entradas e Saídas". O PMBOK define para cada processo (inclusive isso pode ser pergunta de certificação) quais são os materiais de entrada de cada processo, bem como os insumos de saída.

http://www.easybok.com.br/site/assets/files/1472/easybok-easyhome-projeto_exemplo-pgp-plano_de_gerenciamento_do_projeto-v5_03.pdf

Anderson, muito obrigado por compartilhar o documento de exemplo! era isso mesmo que eu precisava!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software