Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Planning Poker

Foi mencionado que o Planning Poker está em desuso. O que está sendo aplicado no lugar para estimar o tamanho das tarefas (story points)?

Edit: Vi que foi respondido no fórum sobre isso, mas ainda tenho dúvidas do que realizar no lugar. Pessoal de gestão quer ver números, capacidade de entrega, desempenho, indicadores. Concordo que no final vale mais o que foi entregue e o valor agregado. Mas isso não cola principalmente na Administração Pública que precisa justificar seus gastos. Então mensurar o que foi entregue (tamanho) e a qual prazo (velocidade) é primordial.

Se possível gostaria que me indicasse cursos aqui na Alura que eu pudesse me aprofundar no tema de métricas com story points.

2 respostas
solução!

Olá!

O Planning Poker realmente vem sendo substituído em algumas equipes por abordagens de estimativa que visam mais agilidade e precisão. Uma técnica que vem ganhando popularidade é a "Estimativa por T-Shirt Sizes" (tamanhos de camisetas), onde as tarefas são categorizadas em tamanhos como P, M, G, e GG para representar diferentes níveis de complexidade e esforço. Outra opção é a "Estimativa Relativa," que envolve classificar as tarefas em comparação umas com as outras, ao invés de atribuir um valor fixo a cada uma.

Entendo a sua preocupação com a necessidade de números, especialmente em setores como o público, onde métricas são fundamentais para justificar investimentos e demonstrar eficiência. Nesse contexto, ainda é possível associar essas estimativas qualitativas a valores numéricos que representem a velocidade e o desempenho da equipe. Muitos times têm usado métricas como "Throughput" (quantidade de itens entregues em um período) e "Lead Time" (tempo que uma tarefa leva desde o início até a entrega) para monitorar a capacidade de entrega, o que permite uma análise de desempenho sem a rigidez do Planning Poker.

Na Alura, você pode encontrar cursos sobre métricas e story points que complementam seu conhecimento de Kanban. Recomendo explorar:

Curso de Scrum e Ágil – aborda conceitos de story points e outras práticas ágeis. Curso de Métricas Ágeis – para entender como medir desempenho e capacidade de entrega com diferentes métodos. Curso de Kanban – este curso foca em métricas aplicadas ao fluxo de trabalho, com insights valiosos para aprimorar seu processo. Esses cursos ajudam a entender as métricas no contexto da metodologia ágil e como aplicar diferentes abordagens para estimar e monitorar o trabalho da equipe.

Muito obrigado pelo norte.