5
respostas

Planejamento de um projeto parte 2

Tema e Conteúdo:

(Diário do Novato): O Host convida pessoas de diversos segmentos, para falar sobre como conhecer ou entrar em certo assunto. Ex: como alguém que quer começar a aprender a tocar um instrumento, praticamente um esporte especifico, entrar em um tipo de tribo ou consumir certo tipo de produto tem que fazer para começar e talvez até se aprimorar, caso já tenha tido um contato mas não saiba como prosseguir.

Público: A principio seria um público jovem e curioso que consome bastante informação pela internet, mas tem dificuldade em se focar em um assunto ou ir atrás de forma prática. Mas não necessariamente o projeto ficaria preso a uma faixa etária, já que o intuito seria incentivar as pessoas a começarem algo novo que elas tem curiosidade mas que não praticam ainda.

Formato: Entrevista com um especialista ou praticante do assunto (provavelmente um professor) em um formato de aproximadamente 30 - 40 min em uma conversa descontraída, sem tabus ou pré-julgamentos.

Equipe: 1 Host em que conduz o programa e entrevista o convidado.

1 ou mais convidados, um especialista no assunto (como um professor) e talvez um praticante,possivelmente até uma pessoa que tenha conhecido o assunto (hobby,filosofia, profissão,produto, esporte etc) a pouco tempo para trazer a visão de novato daquilo.

Linguagem:

Linguagem de fácil acesso, bem objetiva e amigável, podendo ser usado gírias mas sem xingamentos (para atrair o máximo de pessoas possível) que possam ter um interesse em começar aquela atividade que está sendo comentada.

Periodicidade:

A principio o podcast seria lançado toda semana, com dia pré-definido, mas sem um horário fixo.

Pauta:

Teria uma lista de algumas perguntas (com uma expectativa de tempo para cada resposta) a se fazer aos entrevistados, mas a conversa não ficaria presa apenas a ela. Tendo espaço para outras questões que aparecessem referentes ao assunto.

5 respostas

Olá fernando, tudo bem.

Eu acho que no seu tópico um complementa o outro correto? Por que eu já ia perguntar sobre o tema e vi que tem outro onde você define ele =D, Depois tente abordar todo ele aqui.

Mas o meu feedback é o seguinte:

Eu gostei do tema, achei um pouco abrangente demais, a ideia inicial é genial até pelo nome, gostei muito, mas veja se nao faz mais sentido fechar só um pouco o cerco com opor exemplo meios de começar carreiras. Com este tema você tem um conceito mais fácil até para criar pautas, por que sempre vai existir o ecosistema de um profissional, uma pessoa leiga que possui apenas um hobby ou interesse em determinada carreira, e existe um ponto de partida, um caminho a percorrer e um fim.

Eu falo isso por que lendo sobre o tema, você usou exemplos de tocar um intrumento (pode se tornar ser músico), falou sobre praticar um esporte (você pode definir o esporte e inserir por exemplo ser e-gamer profissonal), consegue pegar minha linha de raciocinio?

Concordo com o modelo de pauta, o modelo de tema, e formato de podcast por entrevista (você vai precisar estudar bastante para entrevistar hehe =D).

A peridiciosidade esta legal, se você construir um público seria interessante começar a definir um horario específico de lançamento, para fidelizar ainda mais. Mas é questão de tempo e ajuste durante o projeto.

Parabéns pelo projeto, um abraço e bons estudos pra ti 8D, quando começar a produzir passe aqui o link que vou querer escutar.

Olá Luiz,

Realmente depois até pensei em possivelmente fazer sobre carreiras, que ai o programa ficaria mais nichado.

Mas a minha ideia inicial, realmente era um programa que mostrasse um hobby (ou atividade) para uma pessoa que quer começar a pratica-la mas não sabe como ou aonde ir. Tipo aquela pessoa que sempre quis aprender a jogar RPG, ou a aprender um idioma exótico como árabe, conhecer movimento "naturista" ou outra coisa assim.

Quero fazer um programa que realmente ajude um "novato" em um assunto, que não sabe como se inserir em uma determinada comunidade e tem receio de uma "rejeição" que venha com bullying e etc.

Realmente concordo plenamente com você que preciso bolar um jeito de nichar um pouco mais isso e até achar uma linguagem especifica. Estou aberto a qualquer dica sua ou de outra pessoa.

Entendi, e com base nisso faz todo o sentido então não fechar em carreiras.

Eu acho que uma boa saida é criar quadros, tipo você tem um quadro carreiras, que eu acredito ser a que vai ter mais conteúdo pelo seu tema mais simples de se abordar.

E existir um quadro hobby que entra neste outro segmento que você falou, ai meio que da pra ir quantificando os ouvites de cada um para gerenciar os temas, eu acho que você consegue nichar com o carreiras, e trazer este nicho para o de hobby e afins.

Pode vir a ser uma saida, mas eu gostei do conceito que você abordou. Agora é achar um formato mesmo =D

Gostei de dividir por quadros...Talvez metade do programa para uma carreira e outra para um hobby ou então os capítulos se intercalando por carreiras e hobbys. Vou desenvolver mais essa ideia.

Obrigado pelas dicas!

Foque ou comece naquilo que VOCÊ SABE/DOMINA/CONHECE senão o tempo de preparação para poder executar será sempre longo, cansativo e as vezes improdutivo, pois estudar sobre algo para um programa para fazer entrevista e dentro deste programa ter uma parte de carreiras e outras de hobby parece muita coisa para quem tá começando, além de que pelo que descreve vai ter que trazer pessoas de fora e vc a cada semana ter que procurar alguém com conhecimento para falar de um assunto diferente da semana anterior, você precisará de uma network absurda de grande

Vamos dizer o seguinte, uma pessoa "normal" conheceria pessoas para falar sobre 20 temas diferentes as vezes que não se convergem, outro ponto que em algum momento você conhece "fulano" e ele domina tal área, e dentro dessa área tem outras especializações e ele pode indicar alguém que saiba falar sobre essas especializações (dentro de um "tema chave"), mas se cada semana mudar de tema imagina o trabalho que será (pesquisa, pauta, revisões, procurar pessoas, procurar pessoas que saibam se expressar em um programa, editar, revisar edição, publicar, e marketing/divulgação do episódio)

Tem um programa que faz isso que é a REDE GEEK, os temas abordados são os mais variáveis possíveis, mas eles estão a anos na net com network em quase todo lugar

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software