Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Placeholder do Input [DESAFIO]

Olá, pessoal! Como estão? Espero que todos bem.

Ao me deparar com o desafio de desenvolver o input, me veio à mente uma ideia interessante para praticar de forma simples o useState do React. O nosso placeholder do input possui um estado padrão, que é a string 'O que você procura?'. Pois aqui surge uma questão interessante: e se esse estado se alterasse quando o usuário clicar no input?

Quando o usuário clicar dentro do input, quero que o placeholder desapareça e quando o usuário clicar fora do input quero que o placeholder retorne ao estado original. Inicialmente, achei que isso se resolveria com o evento de clique. Intuitivo, não? No entanto, esse parece não ser o caso. Pelo menos eu ainda não consegui resolver desta maneira. Existem dois eventos que podem e vão nos auxiliar nessa jornada: o 'onFocus' e o 'onBlur'.

Aqui vai o meu código para quem quiser testar:

import { useState } from "react"
import { styled } from 'styled-components'

const Input = styled.input`
    width: 602px;
    height: 56px;
    box-sizing: border-box;
    display: inline-flex;
    padding: 12px 16px;
    outline: none;
    align-items: center;
    gap: 365px;
    font-size: 20px;
    font-style: normal;
    font-weight: 400;
    line-height: 20px;
    color: #D9D9D9;
    font-family: Gandhi Sans;
    border-radius: 10px;
    border: 2px solid var(--Degrad-com-rosa, #C98CF1);
    background: transparent url('icons/search.png') no-repeat 97% center;
    &::placeholder {
        color: #D9D9D9;
    }
`

const CampoTexto = () => {

const [textoEstadoPadrao, setTextoEstadoPadrao] = useState('O que você procura?')

const alterarPlaceholder = () => {
        if(textoEstadoPadrao !== '') {
            setTextoEstadoPadrao('')
        } else {
            setTextoEstadoPadrao('O que você procura?')
        }
    }

return (<Input placeholder={textoEstadoPadrao} onFocus={alterarPlaceholder} onBlur={alterarPlaceholder} />)
}

export default CampoTexto

Bom, era isso que eu queria compartilhar com vocês. Alias, gostaria de dizer que estou adorando o curso de React.

Um grande abraço!

At.te, Yago.

2 respostas
solução!

Oii Yago, tudo bem?

Primeiro deixe me dizer que achei a ideia super intuitiva e criativa. Fazer aquela verificação do placeholder com a arrow function foi uma ideia ótima. Parabéns por isso.

Gostaria de agradecer também por compartilhar com a comunidade do fórum essa ideia, espero que ela inspire muitos outros alunos que estiverem estudando esse conteúdo, porque eu garanto que ela me inspirou muito, até salvei aqui para testar depois.

Parabéns.

Abraços e bons estudos.

Olá, Renan! Tudo bem sim.

Muito obrigado. É sempre um prazer compartilhar o que aprendemos.

Abraços e bons estudos para você também!