Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Pessoas negativas vs pessoas importantes

Olá, turma!

A questão tratada no curso é algo que já tenho pensado a um tempo, sobre se distanciar de pessoas negativas/tóxicas. Concordo com a questão num primeiro momento, pois é um ponto de autopreservação. Mas mais alguém poderia me ajudar com o tema?

A minha indagação é que, primeiramente parto do pressuposto de que ninguém é ruim ou negativo, mas "está" nesse estado temporariamente ou já por um longo tempo. Além disso, muitas vezes são pessoas importantes para nós, como familiares e amigos significativos, ou mesmo um colega de trabalho do qual temos que estar em contato frequente. Então penso mais em como, de fato, desenvolver empatia pelo outro, em como olhas as pessoas pelo lado humano e, ao menos, tentar ajudá-las, sem simplesmente nos abster de suas vidas.

Tenho certeza que todos nós já passamos por momentos difíceis onde fomos negativos, pessimista e até mesmo tóxicos. Muitos se afastaram de nós (justamente, para o seu próprio bem), mas outros ficaram e nos ajudaram e sair do abismo.

Alguém que já foi ajudado e/ou ajudou nesse contexto poderia contribuir?

1 resposta
solução!

Olá Renan!

A sua pergunta é muito interessante e importante. Realmente, muitas vezes nos deparamos com pessoas que estão em um estado negativo e tóxico, mas que são importantes para nós e não podemos simplesmente nos afastar. É um desafio, mas acredito que é possível desenvolver empatia e ajudar essas pessoas.

Primeiramente, é importante entender que todos nós temos momentos difíceis e podemos passar por fases negativas. É importante tentar compreender o que está acontecendo com a pessoa e oferecer ajuda, seja por meio de uma conversa, um abraço ou até mesmo um convite para fazer algo que ela goste.

Também é importante estabelecer limites saudáveis e não se deixar afetar pela negatividade da pessoa. É possível ajudar sem se prejudicar. Além disso, é importante lembrar que não podemos mudar ninguém, apenas oferecer ajuda e suporte.

A lição que fica, em muitos casos, é saber separar o autor da obra! Tem momentos que se olharmos apenas para os defeitos das pessoas, podemos achar que as pessoas são aquilo! E até achar que nós somos os nossos próprios pensamentos, mas na verdade o ser humano é formado por 2 aspectos, e o que alimentarmos mais vence!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!