1
resposta

Pesquisadores são designers?

Eu tenho minhas dúvidas se uma pessoa com uma formação em pesquisa ou em negócios conseguiria entrar em uma ferramenta tão complexa quanto o Figma e criar essas telas em alta fidelidade sem entender todas as heurísticas e princípios de criação de interface. Talvez esse seria o momento de uma validação de hipóteses por wireframes ou até mesmo por rascunhos à mão, que basicamente qualquer um conseguiria fazer. O desenho das telas não é uma etapa "solta" da pesquisa, como foi tratado aqui. É uma disciplina à parte que não poderia ser negligenciada ou desvalorizada. Também acredito que os designers podem até mexer com pesquisa (e realmente é o que acontece no mercado hoje no Brasil) mas vão apanhar muito mais do que um pesquisador pra fazer. Por isso, pra mim, o ideal é que os dois trabalhassem em conjunto e em paralelo. E nós como designers temos o papel de levantar essas bandeiras, porque senão vamos continuar fazendo tudo e a maturidade de UX vai permanecer baixa nas empresas em geral do Brasil.

1 resposta

Esse é um comentario super pertinente Camila.

Cabe a nós como profissionais ajudar na maturidade das empresas e dos negócios para entenderem que separar essas duas disciplinas dentro de um time agrega muito mais valor ao produto ou serviço.

A dificuldade é a visão estratégica e comercial, por que o custo de alocar duas pessoas para essas tarefas é alto e as empresas acabam buscando formas de otimizar seus custos, vamos ver isso bem definido em grandes empresas como IFOOD, NUBANK, AIRBNB e por ai vai. Mas em empresas menores as vezes ter esta separação não cabe no orçamento.

E isso leva um movimento natural de uma pessoa pesquisadora acabar "ajudando" na construção das telas e entendendo sobre a ferramenta, não vai ser uma pessoa expert em heuristicas ou na ferramenta, mas vai suprir a demanda de forma eficiente o suficiente para o produto sair, equanto pessoas de tela "ajudam" nas pesquisas, da mesma forma, essas pessoas vão se tornando generealistas e ganhando maior maturidade ao ponto de quando entrar em empresas maiores serem as mais cotadas para serem leads, que conversa com o pipeline completo de criação.

então tem suas vantagens e desvantagens, mas eu concordo com você que conseguirmos imprimir isso nas empresas e amadurecer a visão deles é uma coisa muito importante.