Eu tenho minhas dúvidas se uma pessoa com uma formação em pesquisa ou em negócios conseguiria entrar em uma ferramenta tão complexa quanto o Figma e criar essas telas em alta fidelidade sem entender todas as heurísticas e princípios de criação de interface. Talvez esse seria o momento de uma validação de hipóteses por wireframes ou até mesmo por rascunhos à mão, que basicamente qualquer um conseguiria fazer. O desenho das telas não é uma etapa "solta" da pesquisa, como foi tratado aqui. É uma disciplina à parte que não poderia ser negligenciada ou desvalorizada. Também acredito que os designers podem até mexer com pesquisa (e realmente é o que acontece no mercado hoje no Brasil) mas vão apanhar muito mais do que um pesquisador pra fazer. Por isso, pra mim, o ideal é que os dois trabalhassem em conjunto e em paralelo. E nós como designers temos o papel de levantar essas bandeiras, porque senão vamos continuar fazendo tudo e a maturidade de UX vai permanecer baixa nas empresas em geral do Brasil.