Passando pra compartilhar que já tive a experiência de fazer entrevistas, tanto presenciais, quanto na forma de questionários online durante a minha trajetória na Arquitetura e Urbanismo. Primeiro fiz pesquisa durante a graduação, pois era bolsista de Iniciação Científica. Pesquisei principalmente sobre questões históricas, tanto sobre edificações quanto sobre cidades. Já no mestrado eu tratei do tema da Mobilidade Urbana em Maceió, Alagoas e precisei explorar ainda mais as entrevistas, nesse caso online, também lidando com as dores dos habitantes da cidade. Há muitas frustrações e dores relacionadas às formas de se locomover na cidade e eu tentei captar isso ao máximo dos entrevistados, assim como dei espaço para ele exporem seus desejos e soluções. Acredito que essa experiência do mestrado me fez entender com mais facilidade as aulas sobre o assunto aqui na Alura. Na época eu não fiz cursos específicos sobre entrevista, mas tive orientação de professores e leituras ligadas aos métodos de pesquisa científica. Em relação à forma de apresentar os resultados da pesquisa, eu criei infográficos com desenhos meus, gráficos e falas das pessoas. Também aprendi muito sobre o que não perguntar, pois fiz algumas perguntas muito específicas que as pessoas não sabiam responder, as quais acabei não utilizando. Ainda sonho em ter um bom transporte público na minha cidade e acredito que precisamos também de aplicativos mais eficazes que ajudem os habitantes a se locomoverem através de transporte público, a pé, de bicicleta e de cadeira de rodas. Infelizmente, o foco tem sido para os apps de carro particular ou por aplicativo.
Se quiserem ver minha dissertação, é só acessar aqui http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8817