Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pesquisa de campos não utilizados no dashboard

Olá. Gostaria de saber se existe uma forma de verificar quais colunas/métricas do meu pbix não estão sendo utilizados para nada no meu dashboard. Por exemplo, se eu seleciono um visual, aparece no painel de dados quais campos estão envolvidos naquele visual. Queria fazer o oposto, selecionar um campo no painel de dados e saber onde aquele campo está sendo utilizado, seja diretamente num visual ou num cálculo, filtro, etc. Acredito que não tenha isso, mas seria muito útil pra limpar pbix onde um monte de gente já colocou a mão e não teve coragem de excluir campos. Ficam criando métrica1, métrica2, etc... Grata.

2 respostas
solução!

Olá Ana, tudo bem com você?

Infelizmente, no Power BI atualmente não existe uma funcionalidade nativa que permita verificar onde um campo específico está sendo utilizado. No entanto, existe uma ferramenta externa chamada Power BI Helper que pode te auxiliar nessa tarefa. É gratuito e pode te ajudar a entender melhor a estrutura do seu modelo de dados e a identificar possíveis problemas. Deixo neste link a página de download Power BI Helper.

Nesta aula o instrutor aborda como fazer a instalação e na próxima aula mostra um overview da ferramenta. Você vai observar que dentro dessa ferramenta terá uma parte chamada "Fields not used" que poderá te ajudar. Não conheço seu projeto, mas, é uma opção que você pode avaliar se faz sentido para seu cenário.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bom dia, Rafael. Muito obrigada pelo retorno. Vou dar uma olhada nessa ferramenta, com certeza irá me ajudar. Aproveito para colocar aqui outra ferramenta externa muito útil que acabei encontrando e que também tem esse recurso, entre outros. É o Measure Killer. Site da Brunner Bi: https://en.brunner.bi/ ou pela loja oficial da Microsoft

Documentação e instalação do Measure Killer: https://en.brunner.bi/measurekiller

Grata!