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Pesquisa de campo sobre... açaí!

Então, levando em consideração este exercício, me coloquei como responsável por uma consultoria de uma franquia de venda de açaí. Esta franquia deseja lançar um novo produto, que seria o açaí personalizado em casa.

Em tese: ao invés de um açaí aonde os itens(como confeitos, aveia, leite em pó, granulado, granola e etc.) são postos na açaíteria para entrega, a moto/veículo de entrega levaria o açaí até a casa do cliente, aonde a personalização aconteceria na hora da entrega. No app, só seria escolhido o tamanho do produto (de 300ml até 1L) e os dados de entrega para que o entregador/personalizador fosse até o cliente e colocasse os confeitos na hora da entrega, na porta de casa.

Muitas vezes nos deparamos com potes de açaí comprados personalizados e vindos da loja, mas sem o charme da personalização na hora em que se consome, gerando um produto esteticamente estranho; já que todos os itens ficam 'misturados' num copo fechado e, a depender do tempo da entrega, se perde o charme de ver os produtos sendo postos e escolhidos na hora pela clientela.

Pensei nestas perguntas para uma eventual pesquisa de campo:

A) Qual a sua idade B) Aonde você mora C) Quantos salários mínimos você recebe por mês? D) Você consome produtos através de app de entrega (iFood, Rappi e similares)? Se sim, qual frequência? E) Em quanto tempo o sr./sra. acredita que seria uma entrega rápida em sua casa? F) O sr./sra. consome açaí? Se Sim, com qual frequência? G) Qual preço em média o sr./sra. paga pelo açaí? H) Qual diferencial que você busca no açaí que você consome? (Personalização, quantidade, qualidade, sabor...etc.?) I) Qual é a sua opinião sobre um açaí entregue em casa e personalizado, com os itens sendo escolhidos por você na hora da entrega? J) Caso este produto existisse, o sr./sra. estariam dispostos a comprá-lo? Se sim, qual diferencial você desejaria nele?

A metodologia visa buscar clientes pelo valor agregado, aonde um equilíbrio entre um preço convidativo e a qualidade do produto, com um diferencial da personalização na hora (o zelo pelo cliente e a experiência de personalização em casa) seriam as formas de tornar este produto um sucesso de mercado e um diferencial para atrair clientela cativa.

Teria algo que poderia corrigir ou fugiu da didática do exercício?

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Olá André.

Tudo bom?

O exemplo que você trouxe e as perguntas ficaram muito boas. No exercício, a instrutora sugere que coloquemos o porquê de cada pergunta, essa foi a única coisa que senti falta na sua atividade. No restante, ficou massa!

E obrigada por compartilhar aqui conosco =)

Já estou até pensando que talvez a partir desses dados já podemos até montar uma persona, rs.

Te desejo um ótimo estudo.

Abraços.

Sobre as perguntas, vou elencar os porquês:

A) A faixa etária de quem consome açaí é um fator primordial para entender o público-alvo do serviço. Por ser uma faixa etária muitíssimo variada, se faz necessário entender qual seria o público-alvo.

B)A localidade seria, no caso do produto, para avaliar quão próximos moram os clientes da açaíteria, e para analisar a viabilidade dos custos de entrega do novo produto (no caso, os custos com manutenção de motos, combustível e outras despesas vinculadas aos entregadores)

C)A faixa salarial seria importante para verificar qual a faixa que teria melhor aceitação do produto, bem como analisar o melhor perfil do preço final do produto

D)A pergunta é interessante para traçar a viabilidade da entrega na residência dos clientes, visto que em alguns casos o cliente vai para a rua buscando por uma açaíteria/sorveteria/fast-food como parte de um passeio com familiares e amigos num shopping/centro comercial/centro de bairro e; em situações como mau tempo, segurança pública e etc, o cliente busca as soluções por entrega de fast-food em casa, o que se conecta e justifica a pergunta seguinte, de letra E , já que muitos buscam também os serviços de entrega de fast-food visando o senso de rapidez na entrega do produto e a qualidade agregada.

F)A pergunta se faz "óbvia" para traçar se o cliente gosta ou não de açaí. ;D

G) O preço é fundamental para traçar, no caso dos clientes que consomem, qual o preço médio que costumam pagar pelo produto. Assim como a pergunta H, que busca traçar o perfil de cliente que seria atendido pelo novo produto, com as ultimas duas perguntas analisando a aceitação de mercado do novo produto.

Abraços!!!

Perfeito, André. Ficou show!

Abraços!