Então, levando em consideração este exercício, me coloquei como responsável por uma consultoria de uma franquia de venda de açaí. Esta franquia deseja lançar um novo produto, que seria o açaí personalizado em casa.
Em tese: ao invés de um açaí aonde os itens(como confeitos, aveia, leite em pó, granulado, granola e etc.) são postos na açaíteria para entrega, a moto/veículo de entrega levaria o açaí até a casa do cliente, aonde a personalização aconteceria na hora da entrega. No app, só seria escolhido o tamanho do produto (de 300ml até 1L) e os dados de entrega para que o entregador/personalizador fosse até o cliente e colocasse os confeitos na hora da entrega, na porta de casa.
Muitas vezes nos deparamos com potes de açaí comprados personalizados e vindos da loja, mas sem o charme da personalização na hora em que se consome, gerando um produto esteticamente estranho; já que todos os itens ficam 'misturados' num copo fechado e, a depender do tempo da entrega, se perde o charme de ver os produtos sendo postos e escolhidos na hora pela clientela.
Pensei nestas perguntas para uma eventual pesquisa de campo:
A) Qual a sua idade B) Aonde você mora C) Quantos salários mínimos você recebe por mês? D) Você consome produtos através de app de entrega (iFood, Rappi e similares)? Se sim, qual frequência? E) Em quanto tempo o sr./sra. acredita que seria uma entrega rápida em sua casa? F) O sr./sra. consome açaí? Se Sim, com qual frequência? G) Qual preço em média o sr./sra. paga pelo açaí? H) Qual diferencial que você busca no açaí que você consome? (Personalização, quantidade, qualidade, sabor...etc.?) I) Qual é a sua opinião sobre um açaí entregue em casa e personalizado, com os itens sendo escolhidos por você na hora da entrega? J) Caso este produto existisse, o sr./sra. estariam dispostos a comprá-lo? Se sim, qual diferencial você desejaria nele?
A metodologia visa buscar clientes pelo valor agregado, aonde um equilíbrio entre um preço convidativo e a qualidade do produto, com um diferencial da personalização na hora (o zelo pelo cliente e a experiência de personalização em casa) seriam as formas de tornar este produto um sucesso de mercado e um diferencial para atrair clientela cativa.
Teria algo que poderia corrigir ou fugiu da didática do exercício?