Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Personas ainda funcionam?

Tenho ouvido muitas coisas sobre a construção de Personas e sua comparação com o tal do jobs to be done. A persona tem como objetivos principais fazer com que todo o time construa uma empatia com o usuário final, e também, nortear decisões durante o desenvolvimento. Certo? Mas as características de uma persona parecem muito abrangentes, e superficiais, mesmo quando damos a elas objetivos de vida e personalidades (afinal não somos alegres, bem humorados e aventureiros em todas as situações). As pessoas, ao meu ver, são muito mais complexas e mutáveis do que uma persona conseguiria abarcar. Entendo que esse vídeo foi feito em 2016. Mas e atualmente? A visão mudou quanto a isso? Será que não seria mais interessante tomar a posição de que a persona não é uma pessoa, mas sim uma representação das características gerais/principais de um grupo e ter informações consistentes para esse tipo de representação? Ou seja, retirar a parte de foto, personalidade e objetivos de vida (coisas mais pessoais) e se concentrar em informações mais práticas? Sei que é necessário analisar caso a caso pois, dependendo do grupo, a persona como pessoa dá muito certo. Mas eu quero saber de vocês. Personas ainda funcionam?

5 respostas

Gabriela, tudo bom?

O processo com personas continua atual. Muitas metodologias que surgiram as usam como base de conhecimento sobre o seu usuário. Dependendo do nível do trabalho a ser feito, tempo e custo, você pode sim cortar algumas características das personas tendo a consciência de quem haverá também prejuízo no julgamento. A criação da persona é um método, estudado e repetido em diversos ramos da criação de produtos. Quando retiramos da persona os elementos que você citou, tiramos também a oportunidade da equipe criar empatia com a persona e seu foco de trabalho será modificado. Particularmente não vejo objetividade na retirada desses elementos, vejo apenas uma tentativa de padronização, uma mecanização de um método que visa justamente tentar humanizar aquele processo.

Entendi Ronald, você já trabalhou com personas? Se sim, há alguma adequação que vocês fazem? Há um mix de métodos? E se sim de novo haha, como chegaram nesse método que usam hoje? Como comparar os métodos e ver se está dando certo ou não? É complicado porque não é uma ciência exata. É muito de feeling, não?

solução!

gabriela, tudo bom?

Sim, já trabalhei. A criação de personas é feita com base em pesquisas que você faz com seus clientes ou potenciais clientes. As perguntas dependem do tipo de negócio que você está analisando, mas é importante colocar tópicos para que possa criar uma persona mais "humana/real" como idade, gênero, costumes, hobbies, etc. Eu trabalho num segmento e já temos algumas personas determinadas, então as pesquisas são bem pontuais relacionadas à produtos e serviços.

O acompanhamento vem das métricas que você terá do seu público. Se perceber que as pessoas estão com dificuldade no pagamento com cartão vai pesquisar e entender pq esse comportamento. Se for pq as pessoas que usam seu aplicativo não tem costume de usar cartão vai perceber que a sua persona está incorreta e precisa corrigir.

Os links abaixo têm um material sobre personas que pode te ajudar:

https://paulomaccedo.com/persona/

https://ederprado.com/persona-como-criar-em-7-passos/

https://resultadosdigitais.com.br/agencias/como-criar-personas-para-clientes/

https://blog.lahar.com.br/marketing-de-conteudo/como-criar-personas/

Opa! Muito obrigada, Ronald

Gabriela, não esqueça de marcar uma resposta como solução.