Tenho ouvido muitas coisas sobre a construção de Personas e sua comparação com o tal do jobs to be done. A persona tem como objetivos principais fazer com que todo o time construa uma empatia com o usuário final, e também, nortear decisões durante o desenvolvimento. Certo? Mas as características de uma persona parecem muito abrangentes, e superficiais, mesmo quando damos a elas objetivos de vida e personalidades (afinal não somos alegres, bem humorados e aventureiros em todas as situações). As pessoas, ao meu ver, são muito mais complexas e mutáveis do que uma persona conseguiria abarcar. Entendo que esse vídeo foi feito em 2016. Mas e atualmente? A visão mudou quanto a isso? Será que não seria mais interessante tomar a posição de que a persona não é uma pessoa, mas sim uma representação das características gerais/principais de um grupo e ter informações consistentes para esse tipo de representação? Ou seja, retirar a parte de foto, personalidade e objetivos de vida (coisas mais pessoais) e se concentrar em informações mais práticas? Sei que é necessário analisar caso a caso pois, dependendo do grupo, a persona como pessoa dá muito certo. Mas eu quero saber de vocês. Personas ainda funcionam?