Oi Maurício! Tudo bem?
Foi excelente o exemplo da Priscila. Mas também existem outras formas nas quais o inbound marketing responde muito bem.
Você pode inicialmente rodar uma pesquisa e distribuir na internet, questionando o comportamento de compra online dos consumidores. Essa pesquisa pode ser distribuída em grupos em redes sociais e pedindo para seus atuais leitores e amigos compartilharem. Ela vai gerar os insumos pra você ter noção dos comportamentos da sua persona. Você também pode pesquisar fontes secundárias (pesquisas já disponíveis na internet). Sites como https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/, https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas e outros para ver o que já foi identificado como perfil das vítimas de fraudes. Entendendo que se uma pessoa corresponde ao perfil e ainda não foi vítima, talvez seja só uma questão de tempo.
Feita essa primeira avaliação, você pode ir testando diferentes segmentações inicialmente (dados demográficos como gênero e idade, por exemplo) + comportamento de compra (excluindo os compradores digitais, por exemplo), e atribuindo os achados da sua pesquisa. Lance um primeiro conteúdo ou uma primeira sequência por um curto período (uma semana, por exemplo) e avalie: quem teve o maior engajamento? Quem foi para o passo seguinte do seu funil? Faça um novo teste, após ajustes. Quando você estiver tendo um resultado relevante, redefina sua persona com base nos critérios que você já estabeleceu. Você pode, inclusive, fazer uma segunda rodada entrevistando com profundidade algumas pessoas que entraram na sua base e se mostraram ser exatamente o perfil desejado.
Feito isso, aplique a jornada do usuário, na etapa de descoberta. Você vai identificar os gatilhos que podem despertar a curiosidade e o interesse dessas pessoas, que nem sabem que têm esse problema.
Para isso, você pode utilizar posts de blog ou mesmo publicações em redes sociais para falar sobre esse assunto de forma a despertar interesse.
Vamos tomar por exemplo o Instagram: você pode realizar uma sequência de posts, stories ou vídeos no IGTV falando sobre os riscos de fraudes na internet, quando desconfiar, dando dicas de como se prevenir, etc. Tendo sua persona bem definida, você pode patrocinar essa publicação para aumentar seu alcance. Seguindo a jornada do seu cliente, esses posts podem levar para o seu site ou para uma landing page, na qual você poderá oferecer um conteúdo rico mais aprofundado, como um guia para se prevenir ou um webinar com especialistas, etc.
Ajudei você? :)
Abraço,
Aline Roque