Olá, Luiz.
Tudo bem?
Pelo que você descreveu, parece que o Ansible está enfrentando um problema de permissão ao tentar acessar ou modificar um arquivo específico. Isso pode ocorrer por várias razões, especialmente em um cenário onde uma máquina foi removida e recriada, o que pode ter alterado as configurações de permissões ou propriedade dos arquivos ou diretórios envolvidos.
Uma possível solução para esse problema é garantir que o usuário sob o qual o Ansible está sendo executado tenha as permissões adequadas para acessar e escrever nos diretórios e arquivos mencionados na mensagem de erro. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver isso:
Verifique o proprietário e as permissões do diretório e arquivo: Você pode fazer isso usando o comando ls -l /caminho/para/diretorio
para verificar as permissões atuais e o proprietário do arquivo e diretório.
Ajuste as permissões: Se o usuário do Ansible não tiver as permissões adequadas, você pode alterá-las usando o comando chmod
para arquivos (por exemplo, chmod 644 /srv/www/wordpress/wp-config.php
) e chown
para mudar o proprietário, se necessário (por exemplo, sudo chown luizalves:luizalves /srv/www/wordpress/wp-config.php
).
Use o módulo become
do Ansible: Se você está executando o playbook do Ansible e precisa de permissões elevadas, você pode utilizar o módulo become
para elevar as permissões durante a execução. Isso pode ser feito adicionando become: true
e become_user: root
(ou outro usuário com as permissões necessárias) ao seu playbook ou tarefa específica.
Verifique o controle de acesso SELinux/AppArmor: Se você estiver usando SELinux ou AppArmor, eles podem estar restringindo o acesso aos arquivos. Verifique as políticas e ajuste-as conforme necessário.
Aqui está um exemplo de como você pode configurar uma tarefa no Ansible para mudar as permissões de um arquivo, considerando que você precisa de permissões de root para fazer isso:
- name: Ajustar permissões do wp-config.php
become: true
become_user: root
file:
path: /srv/www/wordpress/wp-config.php
owner: luizalves
group: luizalves
mode: '0644'
Quando for assim, compartilha mais detalhes, como o comando que você utilizou, assim conseguimos uma resposta mais assertiva, sem tantos testes, mas faz as verificações, qualquer coisa manda aqui de novo.
Espero que essas sugestões ajudem a resolver o problema de permissão que você está enfrentando. Bons estudos!