As perguntas podem mudar de acordo com o tipo de produto, sistema ou serviço oferecido. Precisamos saber o tipo de usuário que será alcançado, então podemos fazer algumas perguntas como:
- Qual é o seu nome?
- Qual é a sua idade?
- Onde você mora?
- Qual é a sua profissão?
- Como descreve seu ambiente de trabalho?
- Como é seu dia e quanto tempo livre você tem? (Para identificarmos se é corrido ou tranquilo e sabermos se o produto/sistema/serviço é prático e se aplica ao dia a dia do usuário)
- Quais são os lugares que você frequenta? Onde está no momento? (E identificar se ele consegue acessar o serviço não só em casa, mas também fora, para que o alcance e também ajude/resolva o problema em qualquer lugar)
- Descreva seu objetivo, necessidade ou dificuldade que precisa ser resolvida.
É importante fazermos perguntas mais pessoais, que fogem um pouco do tema do serviço, para que possamos construir uma persona e entendermos melhor quem é o usuário e como podemos ajudá-lo, melhorando o serviço de acordo com a pesquisa. Não faremos apenas essas perguntas na análise do usuário, mas também específicas sobre o serviço e etc... É importante sempre ter entendimento do contexto que ele está inserido também.
Certo?